terça-feira, novembro 25, 2014

Sócrates ao vivo no pelourinho


Já tudo foi dito e escrito sobre Sócrates. O bombardeamento é tal que a moda passou em 3 dias. Enjoou. Falta apenas um anúncio, de preferência junto ao pelourinho da praca do Municipio e lido em papiro, do desmembramento de Sócrates por tração de quatro cavalos.
Embora tenha um pouco a tendência de misturar tudo, gostava aqui de separar o político do cidadão. E gosto de manter a coerência...
Já o escrevi várias vezes que achei Sócrates o melhor PM que tivémos em democracia. Lembro-me de Cavaco, Guterres, Durão, Santana e Passos. E pronto...não preciso de argumentar mais.
E sim, não concordei com tudo mas concordei com muitas das opcões políticas de Sócrates. Não muito com as auto-estradas, mais com o TGV (apenas Lisboa - Madrid) e o aeroporto. Gostei do investimento nas energias e na educacão. E não tinha vergonha quando via Portugal representado por ele nos conselhos europeus. É um político hábil e que não se dobra como Passos ou Durão. Nunca gostei das companhias, como Vara e gente dessa, mas adiante...
Nunca percebi, a não ser por simples ignorância, quem acusa Sócrates de ser o responsável da dívida do país quando a destruicão do tecido industrial portugues e dos subsídios europeus comecou com Cavaco. Antes da troika entrar nos países do sul, a directiva da UE era usar o investimento público, aumentar a dívida e meter a economia a mexer ("à la USA"). Foi o que Sócrates e outros PMs em crise fizeram. Quem se queixa desta estratégia, estará certamente maravilhado hoje com a espiral recessiva e afundamento da populacão em pobreza. Sim, há sempre o "fora da zona de conforto" para onde Passos vos mandou...
Outra história, bem diferente, é o crime (ou crimes) de que Sócrates é acusado. Ninguém está acima da lei. E claro, com todo este espectáculo já a sentenca está feita e mastigada por todos.
Sócrates foi detido no aeroporto, quando chegava a Lisboa (e não quando se estava a ir embora) e com uma TV a postos. No dia seguinte a biógrafa de Passos Coelho já tinha uma peca de investigacão a sair na capa de um jornal. Três dias depois o linchamento está feito. Ora isto, seja Sócrates culpado ou não, é o pior que pode existir no chamado estado de direito.
O julgamento público sem direito a contraditório é normal em sociedades pouco evoluídas, para não dizer terceiro-mundistas. Só quem nunca foi a um tribunal defender-se do que não fez e esteve debaixo de difamacão por terceiros, é que pode sentir algum prazer interno com este caso.
Sócrates está indiciado por crimes de colarinho branco. Acusacões graves que se colam ao seu periodo de governacão e cuja investigacão, espero eu, vá até às últimas consequências.
Aplaudo as tentativas de combate contra a corrupcão mas abomino linchamentos públicos.
Tenho enormes dúvidas quando, antes de um processo comecar, o indiciado já está a ser chicoteado em directo no horário nobre.
Em Portugal as redes de interesses protegem os seus, na política, na banca, na justica, nos negócios. É isso a que se chama corrupcão. Ninguém é atacado até perder o poder, o que também mostra de que é feita a nossa justica. Veja-se o BPN do PSD, o Salgado que caiu em desgraca numa guerra familiar, o Vale Azevedo quando saiu da presidência do Benfica e agora Sócrates.
Por mim, enquanto as teias de corrupcão se forem abatendo e, entre aflitos, as denúncias aumentarem, tudo bem. Seguir-se-ão Relvas, Paulinho dos Submarinos, Passos da Tecnoforma, Alberto da Poncha e por aí fora. Pinto da Costa é que não porque, como já provou a todos, só sai de lá em casco de carvalho, para não correr riscos. Mas o futuro é risonho para Portugal.
O país vai ficar fantástico, limpo desta gente e pronto para um novo inicio. Os emigrantes regressam a casa, a economia dispara para dois digítos ao ano, o Benfica ganha uma final e enterra a estátua do húngaro. O Alentejo continua a ser o nosso melhor segredo e eu serei deputado pelo PCP. Ou pelo Livre. Já não me lembro do fim da história mas sei que acabava com um cowboy, num cavalo branco em direcão ao pôr do sol, a cantar.

2 comentários:

Rogerio disse...

Mais uma vez,de acordo,parabens!

Tiago Franco disse...

Obrigado por leres Rogério.
Abraco

TF