segunda-feira, dezembro 03, 2012

Forca Aerea Portuguesa em "Onde está o gajo Pablo??"


Algumas notícias, admitindo que o sao, deviam ficar escondidas nas redacoes dos jornais para poupar a dignidade da Nacao.
Já temos o Relvas e o Portas, a Merkel e o Passos, o Gaspar e o Vara, o Ferreira do Amaral e o Pinto da Costa. Já carregamos vergonha às costas que chegue. Notícias como esta nao ajudam.
Portanto, a ver se percebo...
Um teco-teco atravessa o espaco aéreo espanhol e nao se identifica. O Pablo levanta vôo e acompanha-o até à fronteira com Portugal. Aí chegado, fica sem combustível (azar ou voam como os camaradas da RyanAir, sempre no vermelho?) e chama o Quim. Em Leiria, Quim acorda, limpa a remela e dá um toque em Alberto, Berto para os amigos do ar. Vestem os casacos Top Gun e metem os óculos escuros. Quim olha para Berto e diz: "ainda nao nasceu o sol", Berto valida com um movimento de nuca. Atiram os Rei Bana para a almofada, metem o capacete e correm para a pista. Os mecânicos esticam o polegar, Quim roda o indicar sinalizando a Berto "let's roll!!!". O gajo do follow me agita as bandeiras. Lá ao fundo o Sol aparece no horizonte. "Merda" diz Berto, fazendo uma pala com a mao.
Disparam para o ar em reluzentes F-16. "Welcome ladies and gents to our flight TP123, destination who knows".
"Pablo, onde está el maricon? Escuto!". Nada...Pablo já dorme em Cádiz.
"Berto, estamos por nossa conta...protege-me a cauda!"
"Vou colar em ti Quim, da-lhe no flap!"
Reza a notícia que os F-16 tiveram contacto visual com o teco-teco até que o perderam de vista assumindo que este tinha aterrado num pasto qualquer.
Podia ser um excêntrico, uma licao de 3 horas de vôo pela costa espanhola e portuguesa (escola espectacular!) ou quem sabe, um carregamento de droga.
Para mim, um leigo na matéria, sobram apenas dúvidas.
O aviao da forca aérea espanhola ficou sem combustivel e os F-16 portugueses sem visao. No meio disto tudo, um teco-teco, rapidíssimo e com um tanque de combustível de um 747 atravessa dois espacos aéreos na maior.
Quanto à real utilidade da FAP, ficamos conversados.
Mas...leio experts na matéria que explicam o caso. Mandar um F-16 atrás de um teco-teco, é como matar uma mosca com um elefante. O F-16 é muito rápido para perseguir um charuto. Entra em perda e mais nao sei quê (google it que a minha vida nao é isto).
Muito bem. Quer isso dizer que qualquer colombiano que apareca de Cessna pode aterrar sem problemas?  Nao podemos meter os submarinos do Portas a perseguir o Cessna? Pelo menos o problema do excesso de velocidade ficava logo resolvido. Logo pensávamos nas asas. Um passo de cada vez.
"A FAP devia ter helicópteros Apache para estas missoes!", diz outro.
Camaradas...facam um telefonema para a mais alta magistrada da Nacao (Merkel). Só no quintal deve ter uns 10 Apaches que sobraram do último pacote enviado para a Grécia.
Mais 10 menos 10, embrulhados no Orcamento do BPN, nem se notam.
Se eu fosse o Ministro da Defesa (Quem é, já agora? É o Aguiar Branco ainda? Parecem-me todos iguais com aquele risco ao lado.) comecava já a pressionar o Obama de Massamá. É dinheiro em caixa para o Tesouro.
Ouvi dizer que as empresas alemas de armamento dao óptimas contrapartidas.


2 comentários:

Anónimo disse...

"Sou tão esperto!!",
até pode ser uma carregamento de droga, mas para ser um aviao estranho é porque este nao respondeu ás comunicações, posso te garantir, porque basta ser um pouquito culto, que tanto o "PAblo" como o "Quim" ou o "Berto" podiam facilmente apertar um botão e deixar de haver teco-teco...mas imaginemos que não é um carregamento de droga, e apenas uma viagem com problemas de radio??...a quem goste falar porque falar e escrever é cool...mas para que serve quando nao se sabe??

Anónimo disse...

"Sou tao anónimo!!",

Ninguém duvida que era um aviao estranho ao radar. Apesar de nao ser um especialista como o "sou tao anónimo!!" deduzo que nao chateiem o Quim e o F-16 se for um vôo identificado da TAP...
A questao é a eficácia. Perderam o rasto ao aviao portanto, é indiferente se transportava droga ou precisava de ajuda.
É a utilidade da FAP para uma missao destas que ponho em causa.
Até ao momento nao vi qualquer explicacao credível nos jornais.
Certamente o "sou tao anónimo" saberá. Quem sabe até estava dentro do F-16. Se tiver um argumento válido (e já agora um nome), forca, o palco é seu.

Tiago