sexta-feira, dezembro 07, 2012

Corrupcao, desígnio nacional

Para combater esta insónia que me visita desde que nasci, mais coisa menos coisa, tenho por hábito ler as notícias com o Nestum da noite. A crise dá-me sono e ajuda.
Mas eis que deparo com esta em particular. Um ranking de corrupcao. Gostava de saber como é que se mede um fenómeno destes...
Mas, fazendo fé no estudo, somos menos corruptos que Angola e Suriname. Um sucesso. E mesmo dentro da UE gamamos menos que a malta de leste e dos balcas. O Dias Loureiro afinal é um menino.
Enquanto passava os olhos pela lista, notei algo familiar nos países que ocupam as 10 primeiras posicoes. Lembrei-me do ranking que a consultora Mercer publica todos os anos sobre as cidades com melhor qualidade de vida. Está aqui
Se olharmos para o top 25 das cidades com maior qualidade de vida, reparamos que 23 delas pertencem aos paises que estao no top 13 do ranking dos menos corruptos. Nao será certamente coincidência.
É aliás uma questao de pura lógica. Se o dinheiro público nao for desviado para benefício próprio (ou de uma minoria), em principio será usado para o bem comum, aumentando a qualidade de vida da populacao.
Se ao lado destes dois quadros colocássemos o da educacao, também perceberíamos que os países menos corruptos têm (em geral) os maiores índices de conclusao do ensino secundário e superior.
É também por isto que a Educacao é a base de uma sociedade. Nao só porque o conhecimento potencia a criacao de riqueza de um país, mas também, porque nos ajuda a abrir horizontes, perceber o funcionamento do mundo e compreender como devemos funcionar em sociedade.
Quem nos rouba fá-lo por duas razoes: porque é desonesto e porque nós deixamos.
Para nós o BPN foi um conjunto de "gatunos e ladroes" no café. Mas estamos a paga-lo, nao estamos? Repararam o que aconteceu com a banca que brincou aos casinos na Islândia? Foram presos e pagaram eles o prejuizo. O governo caiu. Vejam onde está a Islândia no ranking. Um povo formado e informado nao aceita um roubo "só porque sim". A maior oposicao que um governo corrupto pode ter é um povo informado. Nós ainda só temos a primeira parte.
A destruicao do ensino público e o favorecimento de alguns privados que Passos & Cia. agora tentam, é uma espécie de machadada final.
Quem adquiriu qualquer espécie de formacao, está a tentar sair do país em busca de trabalho. Para quem fica, o governo dificulta o acesso ao ensino.
Esperanca? Só mesmo com muita imaginacao.
E mais insónias.

Sem comentários: