quinta-feira, outubro 26, 2006

O logótipo vermelho


Não gosto de decisões.
Gosto de fazer tudo para ter hipótese de decidir. Mas decidir não quero.
Quero ter a certeza que é a melhor decisão. Que cobre o cenário A, que prevê o cenário B, que me desenrasca no caso do cenário C, que me deixa satisfeito no dia-a-dia, que me faz sentir útil, que me reconhece como algo, que assegura o futuro, que,que,que...
Análises científicas, provas dos nove, prós e contras, altos e baixos. Tudo o que a razão manda fazer nos manuais da maturidade e sensatez.
Começa aí o problema. A ciência já provou que eu não estou maduro para consumo. Também provou que a razão não é o meu forte. Emoção, precipitação e decisões erradas. Isso sim. Isso já é mais o meu estilo.
Os sábios da teoria repetem do alto da sua cátedra: "Prefiro arrepender-me do que fiz, do que arrepender-me de não o ter feito". Para mim fazer e remendar é já um modo de vida. Pior fica quando me apercebo que será sempre assim.
"A razão deve imperar", é um conceito extraordinariamente abstracto. Eu não acredito em fatalidades e continuo a pensar que arranjo solução para todas as asneiras. Até pode ser. Mas cansa muito mais.
Qual escolher?
Lembro-me que em Portugal, adoraria ter trabalhado na Vodafone. Não sei porquê mas era minha empresa fetiche. Nunca fui cliente, nunca entrei naquele peculiar edifício da expo, mas gostava da publicidade, gostava do "aspecto" da empresa e achava aquelas letras vermelhas do logótipo muito séc.XXI. Modernos e agressivos, era assim que os via. Não havia qualquer motivo racional para gostar, mas gostava. Emoção apenas.
Agora tento usar a razão: o "A" produz baralhos de cartas para jogar na Lua, o "B" está a desenvolver um telefone para falar com os Marcianos, o "C" trabalha na criação da primeira gillette a laser para babuínos.
Tudo parece muito giro e há uma infinidade de boas razões para tomar uma decisão.
O meu subconsciente amigo, pouco dado a componentes racionais diz-me de 5 em 5 minutos: "Escolhe a que tiver um logótipo vermelho!!!".

6 comentários:

joaninha disse...

hehehe... mas isso e o teu subconsciente de benfiquista a funcionar ;) e mto bem!

bjinhux

izzolda disse...

Eu gosto de decisões, mas também gosto de ter a certeza que a decisão é a melhor! Daqui se conclui que demoro algum tempo a decidir. E sou bem capaz de no final, me decidir pelo vermelho também, ou não fosse uma das minhas cores favoritas...o nosso subconsciente influencia-nos muito mais as decisões do que gostamos de imaginar :)

Anónimo disse...

Sou alergico á Ferrari e Vodafone!!!

Porque será?

Rosa disse...

Parece-me um motivo tão válido como outro qualquer. Faz isso, escolhe a que tiver logótipo vermelho. Mas põe o assento no logótipo!! :Þ

Rosa disse...

Ai, credo, que até me baralhaste!!! O "acento"... :Þ

Tiago Franco disse...

Obrigado :)
Já vou corrigir!!