segunda-feira, julho 07, 2014

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, Amén!


Tive que pensar um pouco para conseguir escrever o título. A única oracão que conheco não tem esta parte no refrão e por isso baralho-me sempre. Mas não percamos tempo com assuntos paralelos e religiões. Sobre a fé católica falarei assim que o 11 inicial do Benfica, para a época 2014/2015, for apresentado.
Ando com uma dificuldade enorme para seguir esta história do BES. Tenho a sensacão que há trafulhice no enredo, moralistas com pés de barro e, posso estar enganado, mas parece-me que no fim não será o mordomo a pagar. Está muito David Lynch o argumento deste filme...não percebo nada, mas também não adormeco. E as olheiras matam-me.
Ricardo Salgado e a família Espirito Santo dormem com o poder há décadas. Ainda há 3 anos este artista entrou num conselho de ministros durante a discussão do OE. Tudo muito bem.
Depois resolveu criticar os portugueses (que preferem o subsídio ao trabalho), disse que um segundo resgate seria o pior possivel para o país e que tínhamos que viver com o que havia.
Os outros bancos foram levando umas injecões de capitais estatais mas o BES, nada. Era um banco seguro. E que olhava lá de cima para nós, os comuns mortais, jorrando sapiência e visões do futuro.
Entretanto, espirrou para os jornais que Salgado se esquecera de declarar 26 milhões ao fisco. Acontece aos melhores. Parece que a culpa foi de um contabilista suico, que por sua vez ia no táxi do primo do Isaltino. Eu às vezes também me esqueco de lavar a roupa da bola a 60 graus e depois visto aquilo ainda a cheirar a mim. Falhas todos temos. Errar é humano, perdoar é divino.
Os amigos das horas certas arranjaram um perdão fiscal (o terceiro, consta) e a coisa ficou assim mesmo. Já se o meu pai se esqueceu do IMI, azar o dele, paga 3 vezes mais que é para aprender a ter conta no BES.
São declarados prejuízos avultados e a PT aparece na história. O testa de ferro do BES, Henrique Granadeiro, desbloquea cerca de 900 milhões de euros para desenrascar o amigo Salgado. Pelo meio lá deram um nome qualquer à operacão para não parecer que estavam a jogar ao monopólio.
O pessoal comeca a ficar com aquele gosto nos lábios a BPN e logo aparecem as primeiras vozes a dizer que o buraco é 3 vezes maior. É mais ou menos aqui que me perco. Quanto é 3x algo que desconhecemos? Será o buraco do BPN o nome elemento absorvente da multiplicacão?
Ricardo Salgado bate à porta de Nicolas Maduro e de Zédu. A coisa assume contornos devastadores. Não há dinheiro.
Reza a lenda que os comerciais do BES comecam a ligar para os clientes tentando que estes larguem o "depósito a prazo CR7", oferecendo uma aplicacão BES muito melhor e com mais juros. Qual é o truque? No depósito o cliente está garantido, na aplicacão não. Se der o estouro, ficam só com papel nas mãos. Huuuum...chega agora aquele cheirinho a BPP. Vamos todos comprar papel que nem para limpar o rabo serve? Vamos, vamos?
Salgado sai de cena e entra um Bento qualquer. Nos jornais discutem a nacionalizacão. Agora ou quando estiver tudo perdido? Voltará Mira Amaral em nome dos angolanos a ficar com a carne deixando o osso (produtos tóxicos) para o Estado Português?
Entretanto, um jornalista alemão com quem o governo português não fala, escreve uma peca muitissimo interessante sobre o gigantesco esquema dos planos de intervencão no sul da europa. Segundo ele, o objectivo único foi salvar a banca que andou a vender oxigénio e bolhas cheias de nada, anos a fio.
Eu acho que ele tem razão. A promiscuidade entre a banca e os governos, no nosso caso com o BES à cabeca, é de uma obscenidade que nem o mais desinteressado pela sociedade em que vive, pode ignorar.
Já não discuto moral, leis ou ética. Limito-me ao roubo. Vocês, que mais cedo ou mais tarde, acabam por pagar com impostos estes desvarios, estão a ser ROUBADOS. Todos os dias, todas as semanas, todos os meses. Nas linhas que a EDP acrescenta, nos cortes e taxas de solidariedade temporárias que se perpetuam, na reducão efectiva dos salários, na reducão de beneficios fiscais, nos cortes na saúde e na educacão.
Vocês pagam o BPP, o BPN, o BANIF e agora pagarão o BES.
Diariamente, um povo inteiro é ROUBADO, para acudir à ganância de meia dúzia de fortunas que não se inibiram de jogar com o dinheiro alheio.
Se isto não nos vira as tripas, não sei o que virará.



1 comentário:

Anónimo disse...

Tens razão Tiago, já agora não me esqueci de pagar o IMI mas paguei o IUC do Fiat fora de prazo em 2013, e as finanças mandaram-me agora uma coima de 10€ com a ameaça de que se não pagar no prazo de 15 dias, o estado cai-me em cima. Já fui pagar porque não quero correr o risco do governo me conceder um perdão fiscal ou permitir-me pagar em suaves prestações.