quarta-feira, junho 11, 2014

Over and Out


Há dias, como o de hoje, em que se percebe claramente que o disco externo chegou ao limite e não entra nem mais 1 bit de informacão. Dizem que é o acumular de muitos pontapés na zona neuronal ou qualquer coisa assim parecida. De medicina percebo pouco e tal como Jesus, não falo do que não sei. GandA Rod Stewart da Reboleira, mentor das melhores dicas para a vida depois do Dalai Lama e do gajo das fotos com gatinhos.
É tempo de desligar a sic noticias, a tsf, o dn, o expresso, o sousa tavares, o eixo, o mundial e respirar.
A propósito...ninguém quer saber deste mundial pois não? Ou é impressão minha? A FIFA está atolada em acusacões de corrupcão, o governo brasileiro criou uns quantos elefantes brancos com o povo na miséria e os artistas, o nosso incluido, chegam lá todos presos por arames. Não, decididamente não. Quero ouvir o barulho do mar e esperar calmamente pelo Benfica vs Etoile Carouge no Luxemburgo, lá para Agosto. Isso é que é bola da boa.
Vejo que as férias na funcão publica foram reduzidas, tal como os salários. Leio também que no Algarve (Albufeira) um tribunal validou uma espécie de praia privada para um condomínio qualquer de apartamentos. Há 3 ou 4 anos que escrevo que estamos a caminho de ser a Rep. Dominicana da Europa mas, aqui entre nós, pensei que demorasse um pouco mais.
Na página da universidade onde me formei vejo esta pérola:

"ESTÁGIO ENG. CIVIL (IEFP) PARQUE DAS NAÇÕES;
Descrição do Perfil: Admite-se Eng. Civil para desempenho de funções de gestão de recolha de documentação contratual.
O candidato ideal deverá ter o seguinte perfil:
- Licenciatura em Engenharia Civil;
- Valorizam-se candidatos com CAP Técnico Superior de Higiene e Segurança nível V;
- Boa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;Respostas com CV e carta de apresentação deverão ser enviadas para sul.portugal@grupo-sanjose.com

Condições Contratuais
Tipo de Contrato Oferecido: Termo certo
Duração: 12 (meses)
Regime de Trabalho: A tempo completo
Remuneração Base Ilíquida: 800 EUR / Mês

Subsídio de Refeição: Subsídio de alimentação
Valor Diário Subsídio de Refeição: 6.83 EUR"


Ora, o grupo SanJose, segundo informacão da própria página, facturou no ano passado 567 milhões de euros, contudo, acha razoável vir ao país vizinho recrutar um engenheiro português por 800 euros brutos. E claro...no meio da fomeca generaizada, há quem aceite condicões de trabalho próprias de um pais de terceiro mundo. É natural.
Coloca-se novamente a velha questão da divisão vs a falácia da produtividade/aumento do salário. O lucro está lá e fica para uma minoria, os restantes seguem as "regras do mercado". Se há procura e desemprego, pois que se lixe a valorizacão do conhecimento e as perspectivas de futuro. Vamos explorar enquanto dá.
Primeiro abro a boca de espanto, depois sinto vergonha do que estão a fazer ao meu país e por fim, fico com raiva de quem nos assalta há 30 anos.
É mesmo tempo de desligar.
Fiquei com o nome SanJose na retina. A como estará o bilhete para a Costa Rica?

Sem comentários: