segunda-feira, outubro 15, 2012

O Clio do Assis






Bem sei que o Felix mandou um espalho estratosférico ontem, o delfim de César venceu nos Acores e o Orcamento será apresentado hoje. Mas é do Assis que me apetece falar.
E porquê? Porque sim. Quem manda na tasca sou eu.
Ainda assim vou divagar ligeiramente e armar-me em Paulo Portas na oposicao. Imaginem lá quantas aldeias em África teriam arroz e água potável, só com o dinheiro gasto na cápsula e nos gordos sentados nos computadores algures no Novo México. O Mundo continua a ter umas prioridades esquisitas. Já sei, já sei...o Homem sonha e o mundo avanca, nao é?
Voltando aos problemas de alguidar.
Nao me choca a palavra "Clio" na frase de Assis. Aliás...respondendo à pergunta eu diria: "Francisco, tu até podes ir de Falcon, desde que nao me pecas o dinheiro da prestacao".
E isto é válido para qualquer bancada parlamentar.
Oucamos a exlicacao do camarada Zorrinho aqui.
Ora...há muito e bom material. Em teoria ele quer alegrar o povo com o clássico "troquei um BMW por um AUDI", na prática eu pergunto: "Porque precisas tu de um AUDI?"
Melhor ainda...porque temos nós que pagar carros para os grupos parlamentares? E tendo essa mama garantida, diz-me Assis, qual é o problema de ser um Clio, um Lupo ou um Twingo? É ridiculo? Nao te leva de A para B? Ainda estamos naquela metade do século XX em que achamos que o status vem incluído na cilindrada do carro?
Porque razao tem um deputado um salário, ajudas de custo, carro e por aí fora?
Defendo há muito salários decentes para a classe política. Mas é isso, um salário. Nao sao subsídios para gajos que têm casas a dois passos da AR, nem reformas ao fim de 12 anos, nem carros de alta gama.
Nao podem, tal como qualquer trabalhador, pagar o seu transporte, residencia, etc?
Dir-me-ao que os salários de 3500 euro nao sao suficientes tendo em conta o que os boys ganham no sector privado. "Os melhores ficam afastados nesse caso". Pois que fiquem. Metam lá os boys a "gerir" empresas e cortem o lucro garantido das PPPs. Sempre quero ver se nao voltam a correr para a "causa pública".
Por outro lado...que idiotice é essa de "sem boas regalias só ficam os que nao interessam". Como? Que parte dos últimos 30 anos é que eu perdi? O Passos Coelho é PM nao é? Se cortar regalias significa perder o Relvas, o Passos, o Portas, o Lello e mais 200, expliquem-me, qual é o problema?
Quantos Portugueses nao se "sacrificariam" por essa miséria de 3500 euro? Quantos Portugueses mais qualificados e válidos estao neste momento no desemprego, vivendo com migalhas?
Tal como Relvas, também eu "norteio a minha vida pela simplicidade da procura de conhecimento permanente". A grande diferenca é que, tal como outros milhares de infelizes, tive que fazer mais de 40 exames para lá chegar e depois de bem norteado, arranjar um salario de 1000 euro sem carro, subsidio ou reforma. Portanto...3500 euro para estar sentado na AR a dizer "muito bem" e "exaaaactamente", num país como o nosso, quer dizer...
Levem o vosso carro e pecam ao Costa estacionamento grátis. Mais do que isso, é abuso.
Nao gostam? Voltem para a vida privada e vao estragar qualquer coisa que nao seja de todos.


2 comentários:

Ana disse...

O Assis não acha bem um deputado se deslocar num clio (por acaso eu tenho um clio), concordo com ele... um deputado deve sentir-se confortável e nada o incomode, de modo a desempenhar melhor a sua função, deslocar-se com a máxima segurança para se sentir seguro quando enfrentar grandes interesses económicos, enfim uma viatura em consonância com alguém que seja mesmo DEPUTADO. Para os que têm passado nos últimos anos no parlamento só vejo um meio de mobilidade de acordo com o seus desempenhos: PATINS

Sandra Dias disse...

Concordo com os patins, nada mais adequado.Estes tipos não têm vergonha, continuam a agir como se não se passa-se nada.