quarta-feira, outubro 10, 2012

FMI, um texto muito, mas mesmo muito, chato...

Vamos falar um bocadinho a sério? Sim? Querem?
Um texto bem chato que pode em qualquer momento ser substituido por um sonoro "eles sao todos iguais!!" alternado com um bem audível "eles querem é poleiro?"
Sim? Sim? Preparem-se entao para 20 minutos de sonho.
Vejo em blogues e redes sociais a indignacao com o erro de cálculo do FMI.
Uma nota...continuo sem ter um teclado português e por isso, cedilhas e outros que tal, continuam fora do papiro. A gerência pede desculpas e promete fazer melhor num futuro a curto, médio ou longo prazo.
Voltando ao FMI...
Porquê a indignacao camaradas? Porque?
Estao a ser sinceros ou irónicos? É que, se a nota de rodapé do relatório do FMI, apanhou alguém de supresa, bom, aí já fico mais preocupado.
Significa que nao só nao compreendemos o que se está a passar como ainda, para piorar, nao fazemos ideia do que é o FMI.
E como sabem, um povo sem informacao é tudo o que um governo corrupto deseja.
Ahhh...escorreguei outra vez. Ainda no outro dia a Cândida disse que nao havia corrupcao na politica portuguesa. Esqueci-me. Nao volta a acontecer.
Comecando pelo início...nao é justo culpar o FMI pela bancarrota. Fomos nós, os nossos governantes, que pediram "auxílio". É bom nao esquecer que o Sócrates, com todos os defeitos que possa ter, aguentou até ao limite esse pedido de ajuda externa. Foram o PSD/CDS com a sede de poder que, ignorando o destino que esse chumbo traria a Portugal, impediram a aprovacao do PEC IV. Lembram-me? Paulinho das Feiras e Obama de Massamá, gritavam a plenos pulmoes "mais impostos nao!!".
Para quem acreditou nestas nódoas, olhar para o que era o PEC IV e ver o que vos aconteceu entretanto, deve dar para espumar da boca de manha, à tarde e à noite, ali entre a novela e o 24 horas.
Mas, abrindo a porta a esta rapaziada, há que obedecer. Ele pagam, logo, mandam.
Pagamos com juros a cegueira de poder de PSD e CDS. Qualquer aluno do 1 ano de economia sabe qual é a receita do FMI. Admito que até o Borges a conheca. Vá...até o Relvas com explicacoes lá chega.
Quem em Portugal tem o poder de decidir, nao tem desculpa. É obrigado a perceber a que tipo de gente está a abrir a porta.
O FMI é uma espécie de saco azul enorme onde praticamente todos os países do mundo colocam dinheiro, um fundo de investimento. Esse dinheiro serve, em teoria, para emprestar a países em dificuldades a um juro X. Esse juro X é, também em teoria, o ganho dos países que lá investiram.
Claro que nem todos os países têm o mesmo peso. Quem investe mais, manda mais, decide mais, ganha mais, tem mais votos nas decisoes.
Entre 185 membros, 35% dos votos sao detidos apenas por 5 países (EUA, Japao, Alemanha, Franca e Itália), sendo que, sozinhos, EUA valem 17%.
Portanto, trocado por miudos, o FMI é a barriga de aluguer para que bancos/financeiras americanas e alemas, entre outras, lucrem com juros garantidos sugados a povos do 3 mundo.
Sim, terceiro mundo. Os nomes estao aqui.
A fachada é que, este muy nobre fundo, criado no fim da IIGG deve ser usado na recuperacao económica de paises em dificuldade. Na pratica, nao é nada disto que acontece.
O FMI empresta dinheiro a troco de uma série de medidas de austeridade (em África, na Ásia, America Latina ou na Europa, a receita é sempre a mesma). Essas medida  invariavelmente criam mais pobreza, aumentam o desemprego e as desigualdades, quebram o consumo interno e impedem qualquer crescimento económico. Ao fim de algum tempo o país pede mais dinheiro para pagar o que já tinha pedido porque continua sem conseguir gerar riqueza. Ou seja, deixa de ter um problema (falta de crescimento económico) para ter dois (aumento brutal da dívida externa). Com isto, o país resgatado cria uma dependência. Óptima para quem recebe os juros (FMI) mas péssima para quem lá vive.
Foi exactamente isto que aconteceu na Argentina e mais recentemente, na Grécia.
Há N estudos espalhados por aí onde se pode estabelecer uma relacao directa entre o desenvolvimento dos países e a accao do FMI. Esta camarada por exemplo, deu-se ao trabalho de estudar os casos da Venezuela, México e Argentina.
As conclusoes sao interessantes, deixo aqui a linha mais importante:

"IMF loans are correlated with lower GDP growth and higher rates of poverty. In years IMF loans increased, I saw that poverty rates also increased, and GDP growth either declined or remained stagnant."

Se abrirem o pdf podem constatar (em gráfico), para os 3 países em questao, esta conclusao.
Mas, se nao quisermos ter o trabalho de andar 10 anos para trás ou perder um bocado de tempo a estudar o FMI, podemos apenas olhar para a Grécia. Estao a repetir a história da Argentina. Um novo empréstimo para pagar os juros do empréstimo anterior. Estao de gatas. Nós, por enquanto, só de joelhos.
O FMI faz o seu negócio, ponto final. No caso Português, libertaram os bancos alemaes e franceses da nossa dívida. Ou seja, este ano a extorquir dinheiro à classe média foi para que, aqueles com mais peso no FMI, rapidamente se livrassem de empréstimos de alto risco, e depois, bom, depois nao interessa.
Ahhh...afinal parece que a economia nao cresceu como esperávamos. Mas...alguma vez cresceu?
Em todos os países "ajudados" pelo FMI, depois da austeridade imposta (que também é sempre a mesma...mais impostos, cortes nos salários, cortes na educacao e na saude...umas vez mais, leiam sobre a Argentina, está lá tudo), alguma vez deixaram eles de lucrar e o país de se endividar ainda mais?
Portanto, esta "notícia" nao tem sequer razao de ser. É quase uma ofensa para um povo que se espera informado.
Somos todos estúpidos?
Na Islândia a bancarrota resultou em tempo de prisao. Os responsaveis que jogaram com o dinheiro público foram responsabilizados. Nao foi a classe média que acabou no espremedor a pagar as asneiras de meia dúzia de espertos.
No nosso caso, seguimos a receita típica do terceiro mundo. Perdemos tudo para pagar JUROS de uma dívida contraída para alimentar a enorme máquina da corrupcao.
Os corruptos continuam ainda assim à solta e mais grave, em lugares de decisao. Enriquecem e nós, simplesmente, perdemos o direito a uma vida num patamar europeu.
E porquê? Porque os franceses nao podem ficar a arder. Os alemaes também nao. Os gajos do BPN também nao. Entao e tu que nunca tiveste dinheiro em Porto Rico ou nas Caimao tens alguma coisa a ver com essa merda?
Tens que ser gamado nos negócios públicos e depois ainda tens que pagar o empréstimo para cobrir os desvios desses mesmo negócios??
E como nao basta seres comido por estupido todos os dias,  ainda tens que ler notícias onde, com letras garrafais, te dizem "se choveu, entao molhou".
O FMI entrou em Portugal para "ajudar" e nós ficamos mais pobres.
Isto nao é uma noticia, é um insulto a um Pais que tarda em acordar.

3 comentários:

Vasco disse...

Com isto tudo que se esta' a passar, e com as consequencias e medio/longo prazo que se adivinham: achas que ainda vais voltar para Portugal?

Anónimo disse...

Tenho a certeza q nao. E isso n me deixa particularmente feliz.

tf

Anónimo disse...

No facebook do Noronha está um video das promessas do Obama de Massamá...
Chama-se "O Boca Doce" (e inicia com o mítico anúncio) porque é sempre com boca doce que eles convencem o POVO...
Descaradamente acham que a maioria das pessoas depois não se lembram das promessas...
Epá e se calhar até têm razão... A julgar pela forma como as pessoas votam e encaram a política...

PS: Grande trabalho que citaste... E nem é preciso ler tudo (embora seja o verdadeiro sumo), basta ler o "Abstract" e as "Conclusions"...