segunda-feira, setembro 24, 2012

O "X" marca o lugar



Esta semana foi rica em acontecimentos daqueles que, entre a lareira e os netos, darão boas histórias para adormecer daqui a uns anos.
"Era uma vez um político Português que concentrava em cada molécula do seu corpo o que de pior nós temos enquanto povo", diria eu até que, interrompendo a história, acrescentaria ele "mas pai, vais contar a história do Portas outra vez?".
Não. Não vou contar a história do Paulo Portas outra vez porque o Soares aqui há uns anos fez um perfeito resumo do personagem: "é um cancro na política portuguesa". Tudo o que se disser em cima desta declaracão é uma espécie de chover no molhado.
Portas não tem ideologia, conviccões ou princípios. Tem ambicão pessoal, muita, uma espécie de partido que usa como barriga de aluguer e um discurso engana tolos que lhe permite fugir entre os pingos da chuva.
Paulinho das Feiras espetou uma faca nas costas de Passos Coelho. O drama, o escândalo, a surpresa.
Vindo de quem escolheu o único ministério que não queima (em tempo de crise) e que faz o possível por andar a passear de cada vez que o Governo anuncia novo aumento de impostos. Portas consegue estar no poder e na oposicão ao mesmo tempo. Este camarada não mente, não ilude, nem engana. Ele é mesmo assim. Está-lhe no sangue. 
Grita e estica o dedo em defesa das velhinhas quando está na oposicão e finge que não é nada com ele quando um ministro do seu partido (Mota Soares) entala as mesmas velhinhas. 
Não fiquei supreendido com a falta de solidariedade demonstrada por Portas. O rapaz é esperto demais para se afundar com Passos e por outro lado, tem falta de coluna vertebral para, em frente a todos, assumir medidas que ASSINOU.
A minha revolta não vai tanto para Paulinho mas sim para vocês. Ele é um chico-esperto numa terra de saloios. Faz o que pode para se safar. Agora...há quantos anos é que vemos os esquemas deste gajo? As suas contradicões, o seu jogo de anca e os processos arquivados? A demagogia na AR, a fuga entre os pingos no Governo. Como é que podem votar num personagem destes? Como é que podem acreditar numa só palavra?
Passos teve o benefício da dúvida. Mentiu com os dentes todos mas ninguém sabia. Agora o Portas?? Há quantos anos o vemos tropecar nas próprias mentiras?
Jovem...tu que estás a ler isto, explica-me por favor, em que pensas quando metes a cruz no quadrado do CDS. Gostas de ser enrolado à bruta, é isso? Como é que alguém pode, nos dias que correm, votar no CDS? Não é um partido. É um trampolim para uma única pessoa que, só por acaso, nos envergonha a todos enquanto Português. Fiquem em casa. Votem em branco. Vão para a praia. Votem no Garcia ou na Carmelinda Pereira. Tudo menos o Paulo das Feiras, dos sobreiros, da moderna, dos submarinos e das fotocópias.


Pausa para respirar.
Já está.
Quando comecei a escrever este texto queria apenas falar do Xistra. Reparem até na elegância do título e na discreta referência ao factor X. Eu sei, eu sei. Pura arte.
Mas perdi-me, como de costume. Comecei a ler umas linhas sobre o Portas e pronto, borrei a pintura. Este gajo enerva-me. E tu que votas nele também me enervas.
Mas o Xistra...
Ora...quanto ao Xistra não tenho nada para dizer. Continua em grande forma e a fazer aquilo para que lhe pagam. Tudo bem.
Pedro Emanuel disse ontem: "a vitória assentava-nos bem".
Eu acho este tipo de declaracões espectaculares. A sério, acho mesmo. Pedro Emanuel terá visto provavelmente um jogo de corfebol, basquetebol ou judo. De futebol não foi de certeza.
É que, da última vez que passei por Lisboa, o jogo ainda era sobre meter a bola dentro da baliza. Ora...nos jogos não apitados pelo Xistra, para ganhar é necessário rematar à baliza. E se as contas não me falham a Académica rematou cerca de ZERO vezes. Portanto, é dificil vencer sem rematar...mas claro, tal como no caso dos votantes no CDS, há certamente um ou outro detalhe que me escapará.
É certo que o Xistra fez a diferenca e esteve MUITA forte no contra-golpe. Inventou DOIS penalties que por acaso foram também os DOIS remates que a Académica fez à baliza. Mas claro Pedro, a vitória assentava-te que nem uma luva.
Eu também acho que a lotaria me ficava bem mas insisto em não comprar a taluda. Não percebo porque continuo sem receber o prémio...a vida é cheia de mistérios.
Será que o Xistra me ajuda?

Adenda: dizia no outro dia o Sousa Tavares que queria ver no relatório de contas do FCP os valores exactos da venda do Hulk. 
O Xistra também lá vem ou está na referência "outros"?

1 comentário:

Motonauta disse...

O Portas também me enerva. E as pessoas que votam nele, também. Eu tenho a sensação que não são jovens que votam no CDS/Portas... Isto porque é o caso do meu tio, que votou CDS, apesar de eu na altura das eleições lhe ter tentar fazer ver a peça que ali estava/sempre esteve. No entanto o discurso da Segurança, do retirar subsídios para quem não quer trabalhar, do defender a nossa agricultura, convence muito gente. Só é cego quem não quer ver.