quinta-feira, maio 03, 2012

Sweet Drop




Um antigo director dos RH (eslovaco se não me engano) que andava pela Autoeuropa na mesma altura do que eu disse, algures numa entrevista, que os portugueses eram os colaboradores com maior dificuldade em aceitar ordens. Segundo ele, nas restantes fábricas do grupo (Alemanha, Espanha, Polónia, etc) uma ordem era seguida sem hesitacão enquanto que cá no burgo primeiro ouvia um "porquê?"
N altura achei uma certa piada. Pensei: "queremos perceber a essência". Mas não, não é bem isso.
O que nós queremos é arranjar um "porquê" que nos permita criticar. Lembrei-me disto a propósito do Pingo Doce.
Confesso que não percebo o drama, o horror e as críticas da esquerda portuguesa. Há alturas em que não conseguímos evitar o tiro no chanato...
Os sindicatos queixam-de porque os trabalhadores tiveram que "pegar" num feriado. E então? Receberam 3 vezes mais o que para um salário do Pingo Doce quase que chega a ser decente.
Transformaram o dia do trabalhador num dia de consumo! Desculpe? O que é que o português comum faz num feriado? Vai para o Colombo, Almada Fórum ou Vasco da Gama.
Aproveitam a miséria da populacão para um lucro monstruoso! Como? O que é que se ouve mais em qualquer paragem de autocarro ali no Rossio?  Que o FóCulPorto compra árbitros e que o pão está caro. A primeira não tem solucão porque são muitos na mesma gamela, agora, a segunda pelos vistos tem. Quem é que não gosta de comprar com 50% de desconto??
Ah e tal a confusão e as cenas de pancadaria na seccão dos congelados!! Mas...que culpa tem o Pingo Doce disso? Se a populacão é de uma forma geral mal-educada (não sei se alguma vez conduziram em Lisboa ou Porto? E os passeios, já olharam para eles?) porque razão agiria de forma civilizada com latas de conserva?
E por fim...os clientes do Pingo Doce foram obrigados a ir, ver e ficar nas lojas? A equipa de marketing fez uma jogada brilhante e ainda hoje se estão a rir com a publicidade. Sejam adultos, civilizados e não me fecundem o juízo que para notícias de merda já me bastam o Xistra, o Jasus e o "sei onde errei".

5 comentários:

Anónimo disse...

"Receberam 3 vezes mais o que para um salário do Pingo Doce quase que chega a ser decente" - isto é falso. receberam exactamente o mesmo que numn dia noraml, a única "benesse" é a de tb poderem beneficiar (noutro dia) da promoção.

Sandra Dias disse...

Olá Tiago, tens escrito pouco, mas quando escreves acertas em cheio.

Anónimo disse...

Caro anónimo,
o que é que é falso?
Que receberam o triplo do salário ou que esse valor, tendo em conta o que se paga por aquelas bandas, é quase decente?
A informacão que vinha na CS era essa...que os funcionários tinham recebido pelo trabalho extraordinário. Se de facto lhes foi pago um dia normal, a conversa já é outra e entendo as queixas.

tiago

Anónimo disse...

Olha aí anónimo:

http://visao.sapo.pt/funcionarios-do-pingo-doce-pagos-a-500=f662984

Mais mentiras...

tf

Anónimo disse...

Percebo a sua perspectiva Tiago. Mas este tipo de campanhas deve ser feito de uma forma civilizada também pela marca (como por exemplo faz o Continente). Num país em crise, em que há muitíssimas pessoas a recorrer a serviços sociais para dar de comer às famílias, era positivo haver mais respeito. Uma campanha destas, num só dia, com uma promoção destas, pode gerar fácilmente falta de civismo pelo desespero em que as pessoas se encontram. Para além do mais, o dia do trabalhador é respeitado em variados países incluindo Portugal (supostamente e livremente desde 74). Não houve qualquer consideração por parte da marca. É verdade que os portugueses ainda têm um longo caminho a percorrer no que toca ao sentido cívico mas não se brina com necessidades básicas da população. Cumprimentos, Marta Castro