terça-feira, setembro 20, 2011

Bastonada

Aqui há atrasado (gosto sempre de imaginar que a malta além Mondego passa por aqui), a propósito de uma notícia que vinha no Expresso (“OE para 2012 corta em todos os ministérios excepto no das polícias”) partilhava com um amigo uma história que outro amigo, em Havana, me contou. Dizia este último, magro como a maioria da populacão, que sempre que eu visse uma “barriguinha” na rua, a probabilidade da mesma pertencer a qualquer forca policial/militar era grande. Segundo ele, Fidel (na altura o Raul só engraxava as botas do irmao) alimentava bem os camaradas das armas, afinal, eram estes o garante do regime. Qual é o revolucionário/ditador que nao o faz, certo? Ouvimos um pouco por todos os continentes este tipo de histórias. América do Sul, Central, Ásia e África. Mas na Europa? Nem tanto.


A notícia do Expresso é um caso de alarme. Numa altura em que cortam prestacões sociais e fazem um ataque sem precedentes à classe média, o único sector que vê a sua verba reforcada é o da administracão interna. Não é preciso ser um visionário para perceber o que vai na cabeca de Passos (e dos seus padrinhos). O descontentamento vai levar as pessoas para a rua e a repressão vai aumentar. Castanhada para cima.

Não foi isso que aconteceu na Grécia? Aliás…já repararam que tudo o que acontece na Grécia, repete-se em Portugal 6 meses depois? E ninguém aprende nada com isto? Não percebem que a receita está errada?

Já agora…os puritanos que se insurgiam contra as contas aldrabadas dos gregos nada têm a dizer sobre a Madeira? Sabiam que os impostos da Madeira (mais baixos do que no resto do território) ficam todos na região? O Madeirense é Português quando é tempo de receber, mas ilhéu quando toca a pagar. Então e o tamanho da dívida do Alberto & amigos? Maior que a dívida grega! É ou nao fantástico? Lembram-se dos ataques que o Sócrates sofreu quando tentou controlar o despesimo na região? “Ataque à Madeira” gritava Alberto enquanto tombava uns canecos. O sr Silva assobiava para o lado e Passos Coelho fingia que não via. A memória nao pode ser curta nem podemos ser idiotas ao ponto de pensar que aquele acéfalo que governa a Madeira é o único responsável.

No pasa nada….votem nele outra vez.

Voltando ao reforco da verba para o ministério das polícias. Outro amigo disse-me, em jeito de crítica quando debatíamos este assunto, que o problema é “pensar demais”.

Segundo ele, há um buraco enorme que suga todo o dinheiro (a China) e nós, europeus, limitamo-nos a perseguir as nossas próprias caudas. As migalhas.

Até concordo. Mas qual é a solucão? O que vai acontecer na Grécia quando o FMI fechar a torneira? Nem um mês de salário conseguirão pagar aos funcionários públicos. E depois? Segue-se Portugal.

Entramos todos em guerra civil? Acho mais simpático forcar os eurobonds…

Ontem vi este texto no Expresso. Posso estar maluco, mas não sou o único.

Sem comentários: