segunda-feira, março 07, 2011

Homens da Luta em Dusseldorf ou uma fina ironia

Na semana passada li algures que os apelos para um levantamento popular já tinham comecado em Angola. Com parte do mundo Árabe a ferro e fogo, fiquei um pouco surpreendido com a notícia. Por outro lado...porque não? O que exigiam o povo Egípcio ou Tunisino? O fim da corrupcão, o fim de uma classe política que ROUBA descaradamente dinheiro que deveria ser de todos. Pediam mais justica. Qual é a diferenca para os Líbios? Nenhuma. Estão fartos de ver o clã Kadafi a roubar o dinheiro do petróleo. Então e Angola? Qual é a diferenca? É que não são Árabes...de resto é igual. Uma família que controla o país, um presidente que não vai a eleicões, chefes militares bem alimentados para as armas não caírem no lado errado. É assim tão diferente da situacão na Líbia? Não me parece.
É perfeitamente legítimo que, vendo a queda das ditaduras no norte do continente, os Angolanos decidam tentar a sua sorte.
Mas...e a história acabará no continente Africano? Qual é a diferenca para a Russia de Putin? Uma classe política que dividiu as companhias estatais pelos amigos e que criou uma série de novos ricos. E os Italianos? Com um primeiro-ministro que é a vergonha de qualquer civilizacão e com mais corrupcão por m2 que o Ruanda.
E nós? E o nosso cantinho? Bem sei que não temos petróleo mas temos uma classe política que serve o país? Temos uma justica que funcione? Não.
Temos uma quantidade assinalável de bons rapazes que enriquecem roubando o erário público enquanto fazem contratos ruinosos para o Estado. Temos corrupcão provada por escutas e desculpada por tribunais. Temos gente sem curriculum e sem qualquer mais valia com salários altíssimos nas administracões públicas. Temos carreiras políticas feitas sem qualquer contributo para a sociedade civil e enriquecimento súbito. Temos governantes que usam o dinheiro de todos para prepararem reformas douradas em empresas de construcão civil. Temos o Vara, o Lello, o Santana, o Portas, o Cavaco, o Dias Loureiro. Temos banqueiros que vendem ar e que são salvos por todos. Temos licenciados que ao fim de 10 anos de trabalho mal conseguem pagar a renda de casa. Temos notícias como esta todos os dias.
Afinal...nós Europeus, Ocidentais e pertencentes à União Europeia há mais de 20 anos, temos uma situacão assim tão diferente? Bem sei que não vivemos em ditadura e temos eleicões livres mas...qual é o resultado final? Qual é a situacão real? A pobreza a aumentar, a classe média a desaparecer, os salários cada vez mais distantes da Europa e a corrupcão a tomar conta do país. Um Centrão político que deixa um vazio imenso na altura de votar. Ano após ano...mais do mesmo, aqui e ali, com algumas boas intencões que se perdem nas teias dos costumes. É pouco, muito pouco.
Isto não merece um levantamento popular? Um "já chega"?
Eu acho que sim.

2 comentários:

Anónimo disse...

A história repete-se e nós estamos a reviver o capítulo da idade média, só que com uma peste mais moderna.

Helena Barreta disse...

Também acho que sim, todos juntos dizermos um já chega e os Homens da Luta terem ganho o festival da canção vejo-o como um sinal disso mesmo.

Um abraço