segunda-feira, março 07, 2011

O filho do outro

Nos últimos dias acompanhei a situacão da Líbia através da Al Jazeera e o rapaz da foto, Seif al Islam Gaddafi, captou a minha atencão.
Seif, filho de Muammar, primo de Achmed e amigo de Aziz, segundo a jornalista que o entrevistou, "um homem educado e informado", revelou que há 10 anos que anda a dizer (ao pai e durante as sessões de canasta ao Domingo presumo) que é necessária uma transicão para a democracia e a criacão de uma Constituicão, mas, para desgraca dos Líbios, todos achavam que Seif estava louco. Um visionário este camarada que em pleno século XXI acha que talvez uma constituicão seja uma boa ideia. Tudo bem...antes tarde do que nunca, pensei eu.
De seguida pergunta a jornalista: "Mas porque é que não a criam então?"
Ao que ele responde: "Agora o momento é diferente...há milicias fortemente armadas e terroristas que estão a atacar a Líbia! "
"Terroristas? Mas são pessoas do seu povo...", insiste a jornalista.
"Não, são terroristas que querem separar a Líbia para nos roubarem o gás e o petróleo! Primeiro matamo-los a todos, depois tratamos da democracia e da constituicão!"
Ah...assim está bem. De visionários destes é que a Líbia precisa.


Ps - a hipocrisia internacional continua...as sancões sucedem-se e o Ocidente que há dias estendia o tapete vermelho, finge-se agora incrédulo com as atrocidades do regime Líbio. É em alturas destas que eu gostava de ter nascido nas Ilhas Cook.

Sem comentários: