Por mero acaso este desenho veio parar-me à mão. É um mapa com as principais ligacões de comboio na europa. Lá estava a nossa ligacão a Madrid (cliquem para aumentar) e as suas famosas 10 horas de esfrega.
Por curiosidade, e para matar tempo no autocarro, comecei a fazer contas.
A ligacão Madrid-Barcelona, cuja distância é practicamente igual à Madrid-Lisboa é feita em menos de metade do tempo.
Levantei os olhos e comecei a procurar distâncias maiores. É possível atravessar Itália e Finlândia de norte a sul num tempo menor. Atravessam-se 3 países na ligacão Berlim-Budapeste (com passagem em Praga e Viena) praticamente no mesmo tempo que se vai de Lisboa a Madrid. Para os mais cépticos e repetentes no argumento de "os nórdicos são desenvolvidos e ricos não têm TGV" gostava que reparassem na rota que liga a capital sueca à capital dinamarquesa. É feita em 5 horas, metade do Lisboa-Madrid para uma distância igual. O mesmo é válido para a ligacão Estocolmo-Oslo.
Mas não existem linhas piores do que a nossa? Existem pois. Aquelas com partida de Bucareste e Sófia. Roménia e Bulgária, não sei se estão a ver. Nós estamos há 20 anos na UE, eles estão lá há 2 anos. Fresquinhos e atrasados.
Sim, não vale a pena ter uma ligacão decente a Madrid...deixa assim que está bom.
2 comentários:
Excelente!!!!
A incredulidade foi tal que cliquei [várias vezes] para confirmar o texto todo.
Aquela da Roménia e da Bulgária cilindra qualquer um.
Enviar um comentário