quarta-feira, setembro 16, 2009

Portugal dos pequeninos


E já que falei em senegaleses, lembrei-me da última pérola televisiva, o prós e contras com os 10 partidos mais pequenos.
Eu sabia que havia ali potencial para o regabofe, mas as minhas expectativas foram largamente ultrapassadas.
Os temas discutidos foram os do costume: economia, tgv, educacão, seguranca, sns, etc.
Comeco pelos líderes do PTP (partido trabalhista português) e do PPM (Monárquicos que gostam de fado) por serem os que mais dificuldades apresentaram. E aqui refiro-me a dificuldades de Português. Nem o camarada do PTP (não me lembro do nome) nem o N. C. Pereira conseguiram responder a uma única pergunta usando uma frase com sentido. Até podia dar para rir se o líder do PPM não fosse um dos deputados que se sentam na AR (agradecam ao Santana) e de quem não se conhece uma intervencão.
Na lista dos "mas porque é que não ficaste em casa?" aparecem logo de seguida os líderes partidários que tinham uma única ideia e que a usaram para todos os temas. O Coelho do PNR usou os imigrantes, o representante do PPV (pró vida) usou o aborto, a histórica Carmelinda Pereira usou os desempregados e o ex-partido do táxi Manuel Monteiro usou o Minho.
Para Carmelinda a solucão para tudo seria proibir os despedimentos. Como? Ao fim de 30 anos só conseguiu esta ideia brilhante e tão séc.XXI?
Já para Manuel Monteiro tudo se resumia ao Minho (circulo pelo qual se candidata à AR). Fosse qual fosse a pergunta de Fátima Campos Ferreira, Monteiro iniciava a resposta com um "olhe, por exemplo no Minho...". Enfim, seguiu a sua agenda e talvez tenha sacado alguns votos.
O rapazito com cara de enjoado do PPV, beato como convém, conseguiu usar o aborto e "esses criminosos que acabam com vidas" como programa de governo. Propõe-se a ir para a AR uns bons anos com o intuito único de revogar a lei do aborto e patrocinar os queques com famílias de 15 filhos. Elucidativo.
O último nesta categoria foi o líder dos Nacionalistas que na sua primeira intervencão explicou que o PNR não é xenófobo. O pior veio depois. Em todos os temas conseguiu meter os imigrantes ao barulho. A meio pensei:"como é que ele se vai safar na pergunta do Servico Nacional de Saúde?". E não é que conseguiu meter imigrantes ao barulho? Fantástico programa de governo: correr com pretos, chineses e indianos.
Daqueles que desgracadamente ali se sentaram, só 4 conseguiram desenvolver um raciocínio com principio, meio e fim: Garcia Pereira (PCTP/MRPP), Pedro Quartim Graça (Frente Ecologista e Humanismo, Eduardo Correia (Movimento Mérito e Sociedade - MMS - embora fosse um pouco trapalhão) e Rui Marques, (Movimento Esperança Portugal - MEP).
Destes, aqueles que mais gostei de ouvir foram o líder do MEP (um programa parecido com o do PSD mas mais concreto) e o Garcia Pereira. Concorde-se ou não, ele consegue explicar o que pretende.
Algumas conclusões: há partidos/movimentos que existem tendo como base uma e uma só ideia e nunca poderão servir como alternativa aos que neste momento têm assento parlamentar. Os poucos que têm várias ideias para o país ou são muito radicais ou muito parecidos com os partidos do centrão. Daquelas dez cadeiras, apesar de tudo, não me parece que possa sair qualquer alternativa seja para o que for. Já se dois ou três deles juntassem os trapinhos e algumas ideias (como por exemplo aquela de Portugal se virar mais para o mar), poderíamos ter um novo Bloco, quicá mais moderado e menos utópico.

4 comentários:

*Cheshire Cat disse...

Grande parte deles já devem concorrer por hábito e já nem sabem muito bem o que andam a fazer. Na mesa de voto onde costumo ficar há sempre um voto para o PCTP/ MRPP, único e isolado no meio dos outros =)

Quanto aos outros senhores que querem ir para a AR para revogar a lei da IVG....parece-me que a intenção da Manelinha deve ser a mesma, mas com um raio de acção maior.

E aproveito este comentário para explicar a minha presença aqui....tropecei no blog quando andava em busca de informações sobre o tipo de vida na Suécia. Gostei tanto do que li que se tornou paragem obrigatória =)

*Cheshire Cat disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DCC disse...

Concordo consigo. Acho que há ali partidos que baseiam toda a sua intervenção numa única ideia e andam sempre há volta daquilo nunca chegando a lado nenhum. Concordo também com aqueles que estiveram melhor embora ache que Eduardo Correia (MMS) fosse o piorzito dos quatro e Rui Marques (MEP) e Pedro Quartim Graça (FEH) os melhores. Achei as ideias de ambos interessantes, sobretudo as do MEP, e acho mesmo que vou votar no partido de Rui Marques porque realmente é mais útil votar num pequeno que está a lutar por lugares na AR (e neste caso o MEP tem grandes hipóteses e deverá mesmo conseguir eleger pelo menos 1 deputado) do que voltar a votar nos do costume que pouco têm feito pelo progresso do país.

ups disse...

Mas acima de tudo ainda bem que houve debate. Ficou-se a conhecer a suposta alternativa aos que já la estao (e diga-se nao é nada famosa, para nao falar de assustadora...)