terça-feira, janeiro 30, 2007

O meu poeta

Sempre gostei dos clássicos discos de vinil. Habituei-me a percorrer os incontáveis exemplares que o meu pai foi acumulando ao longo dos anos enquanto não chegava a minha vez de fazer escolhas musicais. A música sempre circulou lá por casa. Fui um privilegiado. Cresci a ouvir Elis Regina, Nat King Cole, Vinicius, Sérgio Godinho, Paul Simon, Fausto, Zeca Afonso, Vangelis (as vezes que esta K7 passava nos passeios à volta da ilha!!), Leonard Cohen, Chico Buarque, Beatles, Pink Floyd, Dire Straits e mais uma série de consagrados. Lembro-me de receber os meus primeiros discos de vinil com alguma emoção: o triplo álbum dos Xutos ao vivo no Restelo e os incontornáveis Europe (desse país longínquo!) com as suas belas permanentes e fios de prata finos e justos ao pescoço (moda essa que se mantém por estas paragens...).
Duas décadas depois dou por mim a redescobrir canções que faziam a banda sonora do meu dia-a-dia. Para cada momento que vivo há uma canção que aparece. Não a escolho, não a procuro. Aparece simplesmente. Sempre foi assim e sempre será.
Lembro-me de ouvir este "saravá" na década de 80 e não perceber o significado da palavra nem a função desta na música.
Hoje percebo. Por isso ela apareceu.
Não há nada mais concreto, envolvente e significativo do que uma música a ilustrar um pensamento. O meu hoje está em Portugal, bem perto do meu avô.

Tempo de pensar, ouvir e reviver.

Poeta, meu poeta camarada
Poeta da pesada,
Do pagode e do perdão
Perdoa essa canção improvisada
Em tua inspiração
De todo o coração,

Da moça e do violão, do fundo,
Poeta, poetinha vagabundo
Quem dera todo mundo fosse assim feito você
Que a vida não gosta de esperar
A vida é pra valer,
A vida é pra levar,
Vinícius, velho, saravá

Poeta, poetinha vagabundo
Virado, viramundo,
Vira e mexe, paga e vê
Que a vida não gosta de esperar

A vida é pra valer
A vida é pra levar
Vinícius, velho, saravá

A vida é pra valer
A vida é pra levar
Vinícius, velho, saravá

1 comentário:

Inês disse...

O Chico (e não tirando nenhum mérito ao Toquinho), para além de um fantástico músico, é um excelente compositor. Que música bem escolhida e que bem que sabe ouvir aquilo que não esperamos :)