quarta-feira, janeiro 03, 2007

O consumo

"Vive o Natal, não o consumas" foi a frase que me fez pensar.
Estava escrita numa parede do Bairro Alto, com aquela tinta preta e letra torta que normalmente a JCP usa para escrever palavras de ordem.
Também tive que entrar nos 20Km estafetas entre o Colombo-Fórum Almada-Vasco da Gama para as compras de última hora e não deixo de ficar estupefacto com o consumo desmedido a que esta época obriga.
Ninguém tem lata de substituir as prendas apenas pelo espírito, pela reunião familiar, pelo convívio e por tudo o que não sendo material nos traz brilho aos olhos. Claro que Natal sem prendas não é Natal, mas não me parece lógico recorrer (ainda mais) ao crédito para "entrar no espírito" . Durante o ano todo vejo repetida a notícia de crise e famílias endividadas e quando chega a Dezembro mal se consegue andar no Colombo. Li algures que entre dia 20 e 24 de Dezembro o País (habitantes) gastou 1000 eur por segundo (ou minuto??) em compras de Natal.
Convenhamos que não está mau para tempo de crise...
Eu gosto do Natal. Mas pelas conversas, jantaradas e momentos. O resto tende a "consumir-se" com o tempo.

3 comentários:

clara disse...

Lá está, ninguém tem lata para aparecer de mãos vazias... ainda virá o Natal em que se instituirão as prendas obrigatoriamente feitas por nós ou (para quem não tem jeitinho nenhum)de preços simbólicos.
é que a maior parte das coisas ou é trocada (em lojas já vazias...) ou fica perdido num canto qualquer da casa, até com pouco valor afectivo.

Ana disse...

Pois eu todos os anos digo que não vai haver prendas , mas depois dou por mim com elas já compradas. Agora uma coisa é certa , centros comerciais nunca , mesmo que com o Colombo ao lado de casa. É verdade , já vivo aqui há quase 10 anos e conto pelos dedos das mãos as vezes em que lá entrei . Não suporto. Não tenho pachorra. Safo-me sempre numa boa livraria e numa ou outra loja de bairro com artigos interessantes. Este ano safei-me em Praga. É uma boa politica , porque sempre que viajo trago prendas para aquelas pessoas que tem de ser ( as mesmas do Natal ) e assim juntei duas prendas numa só :)

Rui Silva disse...

Mais outro que concorda com o meu espírito mas não consegue evitar de fazer compras. Só custa o primeiro ano. Depois torna-se normal. Experimenta deixar de as comprar, vais ver que não doí nada!