terça-feira, maio 21, 2013

O Banif, o Cavaco e a minha salada


São 20.30h da noite. A dieta dá-me cabo da cabeca e uma alface nunca puxou uma carroca. Até porque não tem quadril. Estou com uma fome desgracada. Decido ir ao tailandês e penso, para acalmar a consciência, que já lá vão 24 desde que optei pelo pão escuro e mariquices do género. Talvez seja bom fazer uma pausa e ir com calma. Qualquer dia dou em vegetariano e, sem dar por ela, estou a adoptar criancas como defendeu parte da bancada parlamentar do Psd. Sim, vamos ao phad tai de camarão e o resto é musica.
Todas as cadeiras estão em cima das mesas. Pergunto no balcão: “posso-me sentar?”. O camarada rasga um pouco mais os olhos e faz aquela cara de cólica acompanhada de um ”uummmhhuuuuuummmmm…….fechamos daqui a 30 minutos mas ok!”. 
Já nem vou discutir o facto de um restaurante fechar às 21h. Isso está para mim como sandes de salmão fumado ao pequeno-almoco ou penaltis no balneário. Uma pessoa habitua-se. Faz parte da cultura local. Mas o tasco pronto para fechar 30 minutos antes…bem, já me parece integracão a mais na sociedade.
Mas enfim, lá virei uma cadeira e sentei-me com as notícias do dia. O gajo carregou no picante só para me entalar. E logo eu que tenho um estômago de príncipe e detesto picante. Tudo bem. Agarrei nos pauzinhos e, com valentes goladas de água, aproveitei cada um daqueles 30 minutos para me alambazar. Entre uns ”f@£$ # que está picante” fui lendo o vosso relato. Parei no Banif.
O Estado “nacionalizou” mas só detém 40%? Manda para meter dinheiro mas ouve quando é para decidir? E o burro era o outro? Não compreendo.
Uma linhas depois, uma gestora qualquer recebe 1 milhão em prémios depois de rebentar com o negócio no Brasil e usando o tal dinheiro injectado por todos? É isto?
O picante deixou de fazer efeito e continuei a ferver.
Ainda na semana passada anunciaram cortes nas pensões com rectroactivos e agora aparece mais um banco a esmifrar dinheiro publico. Como é que aguentamos isto tudo?
Procuro pelo Cavaco. Ele há-de ter algo para dizer…aqui não, ali também não, olha, no outro também não. Parece que um conselheiro avisou a Nacão que sua santidade tinha convocado um conselho de ministros. Alberto João disse, soprando, “não quero mas tenho que ir”. No fim comunicam o resultado ao povo que está esfomeado. BPN, Banif, pensões, queda do governo? Nada. Uma nuvem de O2. O pós-troika…
Este banana que se senta em Belém, no momento em que o nosso país está a ser assaltado em horário nobre e com a populacão a deslizar para a pobreza, convoca os conselheiros para discutirem o depois. O que fazer quando a troika se for embora? “Disciplina e estimulo à economia”, dizem eles. 7 horas de reunião para concluirem que o chão fica molhado quando chove?? Quem é que pagou o jantar destes mancebos??
O Cavaco é o mais inutil presidente que o meu país já viu em democracia. É o ultimo garante de uma corja que nos assalta e que destrói as esperancas de duas geracões para, entre outras coisas, safar os amigos do BPN (esses 127% estão a render Anibal!) e destruir todo o Estado Social.
Eu já nem me preocupo com a alternativa apresentada pelo PS (parece que o Jerónimo não se importa de avancar para uma alianca). Passos Coelho, Gaspar e esta cambada de lunáticos não podem continuar no poder, seja qual for a alternativa. É a própria troika que reconhece os erros dos seus cálculos. São eles que avisam para os efeitos recessivos do excesso de austeridade (um Nobel para a mesa 7 sff!!) mas, impávidos e serenos, lá vão eles, cantando e rindo. Gaspar (o novo PM), Coelho (o garante das negociatas para os grupos privados) e Cavaco, o homem que se emociona com as vacas dos Acores.
Merecíamos melhor sorte do que esta merda.
Para a próxima escolho salada.


Sem comentários: