domingo, abril 21, 2013

Lisboa, Istambul e Funchal...a troika que conta esta semana



Confesso algum nervoso miudinho para o jogo de hoje. Que me perdoem os meus camaradas sportinguistas mas não é por causa do Sporting ou sequer do derby. É a semana que hoje se inicia. Joga-se a época entre Lisboa, Istambul e Funchal. Se o Benfica passar estes 3 jogos, será campeão e estará na final de uma competicão europeia, 20 anos depois. Há muito para ganhar e na mesma dose, muito para perder. É esse e apenas esse o meu receio. O medo do quase que afecta quem desde 94 procura recuperar a sua identidade.
O campeonato do ano passado perdido de forma inacreditável, entre erros próprios e a fruta do dia, não me deixa descontrair. O mesmo com aquela malfadada meia-final europeia contra o Braga. Não se entregam campeonatos a um qualquer Vitor Pereira que em dois anos não tem mais do que um par de jogos decentes e, especialmente, não se perdem jogos europeus contra um Braga. Ficam as marcas.
Metam em cima disso jogos comprados e uma lista interminável de erros próprios e temos o porquê de duas décadas de angústia.
Sim, convém olhar para dentro. Fomos nós e só nós que permitimos que Damásio destruísse uma equipa campeã. Fomos nós que, incrivelmente acrescente-se, demorámos 3 anos a perceber quem era Vale e Azevedo. Oferecemos 15 anos aos nossos adversários e ainda hoje pagamos por isso. O hábito de ganhar perdeu-se.
Contudo, desde que Vieira chegou, temos vindo aos poucos a recuperar a nossa posicão. Especialmente desde que Jesus assumiu a equipa principal. Nestes 4 anos considero que a nossa equipa, excepcão feita ao extraordinário ano de Villas Boas, foi sempre a melhor e mais regular em Portugal. Mesmo no ano passado, em que facilitámos e nos colocamos a jeito para os Proencas da vida.
As fases adiantadas das competicões europeias passaram a ser normais e a luta pelo titulo até ao fim também. Rezei pela demissão de Jesus no fim da época passada, reconheco hoje que estava errado. A equipa joga regularmente bem. É um facto.
Eu não me esqueco que há 10 anos o Porto acabava o campeonato 20 pontos à nossa frente...
Portanto, sim, as coisas estão diferentes e o equilibrio é maior. O Porto domina neste momento, nós corremos por fora tentando voltar atrás no tempo. Esta é a realidade.
Eu acredito que pode ser este o nosso ano. O triplete parece-me utópico e honestamente, não me tira o sono. O título de campeão sim, essa é que deve ser a nossa batalha.
E é nesse contexto que aparece o jogo de hoje. Uma vez mais, com todo o respeito que me merecem os lagartos, olho para este derby como olho para uma recepcão ao Pacos de Ferreira, Rio Ave ou Estoril. O Sporting está ao nível destas equipas e, em 10 jogos com este Benfica, perde 9. Claro que a bola é redonda, 11 contra 11 e mais uma série de tangas. O Gondomar também já ganhou na Luz, curiosamente com Jesualdo no nosso banco. Portanto...imprevistos acontecem, com este SCP ou com o Estoril, a probabilidade é a mesma. Neste momento temos apenas um rival em Portugal, os outros limitam-se a fazer o jogo da vida contra as nossas cores. 90% das vezes perdem, aqui e ali ganham. É esta a lógica e é este o meu receio. Não há margem de manobra, não podemos perder pontos. O SCP hoje ou o Maritimo para a semana podem ter esse 1 em 10 e destruir as nossas ambicões. Porquê? Porque é essencial chegar ao Dragão com 4 pontos de avanco. O resultado desse jogo já está feito.
Portanto, com respeito e sem medo, facam o favor de ligar o rolo compressor.
Tem que ser nosso!

Sem comentários: