segunda-feira, abril 22, 2013

Metam lá os óculos sff...



Todos temos os nossos “guilty pleasures”. Há quem vista as roupas da mãe, há quem aprecie Tony Carreira e a festa dos enchidos no Continente. Como diria uma amigo meu…”é” escolhas.
Eu, que ligo pouco a roupa, gosto de ver aqueles debates bocais sobre futebol. Gritos e mais gritos sem que se perceba uma frase durante 2 horas. Ahhh…que bom! Quando o Glorioso ganha claro. Em épocas de secura nem ligo a TV…sou doente, mas não sou estúpido.
Adoro ver o Serrão a espumar e o Oliveira e Costa a falar inglês. É mesmo do “náice”. Também aprecio o Guilherme Aguiar quando se esquece que está na TV e declara em directo que nos tempos dele na liga os jogadores recebiam dinheiro livre de impostos dos clubes rivais…um maná.
Curiosamente, os meus comentadores preferidos não vestem as minhas cores. Estamos manifestamente mal servidos.
Gosto bastante do Eduardo Barroso porque é um verdadeiro adepto e fala com o coracao, e gosto mais ainda do Miguel Guedes porque, honra lhe seja feita, defende a sua dama com elevacão e com um discurso cuidado. Nem sempre certo no que diz, mas elegante. No meio em que se mexe, já é um bónus.
Ontem contudo, depois do derby lisboeta, a coisa atingiu todo um outro nível. Miguel Guedes atirou-se a João Capela fazendo lembrar o mais feroz membro da Juve Leo. Falou numa cabala para levar o Benfica ao título e mais uma série de disparates. Ouvi falar em 4 penaltis, 2 expulsões perdoadas. Oliveira e Costa até foi moderado, quando comparado com Miguel Guedes. Percebo que o SCP fosse ontem um dos últimos Moicanos para os portistas. Mas não vale tudo.
Ora...eu, que vi o jogo com as minhas lentes vermelhas, assumo obviamente que o SCP foi melhor equipa. A diferenca actual entre os dois grandes de Lisboa é tão grande que todos esperavam um massacre. Ver o SCP a disputar o jogo é desde logo uma vitória. Vi também muita pancada de parte a parte, com o árbitro a deixar jogar. Igual para os dois lados. Vi o Capel a tentar durante 60 minutos cavar faltas em vez de jogar à bola. Vi o Artur a defender dois remates sem perigo. Vi o SCP a ”controlar” a 50 metros da nossa baliza. Vi o Maxi a fazer um penalti que não foi assinalado. Vi uma equipa do SCP com vontade e sem talento. Vi uma equipa do Benfica a tremer mas com talento de sobra. Vi um golo do outro mundo.
Querer reduzir o que se passou a João Capela não é ser Calimero, é ser estúpido. Falar em 4 penaltis é apenas ser ridículo.
Eu ainda me lembro dos derbies onde Jardel, Silva e Liedson cavaram penaltis sem que ninguém lhes tocasse. Não se queixem da sorte…
Por outro lado, calma camaradas, vamos lá a ver se temos um pouco de vergonha na cara…poucos clubes em Portugal foram condenados por corrupcão e o Porto, por acaso, é um deles. Dividiram as últimas décadas entre o mérito e a batota activa. Facam o favor de não abrir a boca.
Quando interessa defender a corrupcão interna dizem: “então e na Europa, também comprámos os jogos?”. Serve o argumento também para o Benfica ou a invencibilidade é obra do acaso?
No ano passado fomos roubados em 3 jogos seguidos perdendo um total de 7 pontos e entregando o título a uma equipa que, tal como hoje, não jogava nada. O que ouvi? "O Benfica de Jesus quebra sempre em Marco...". Foram penaltis, expulsões, golos 2 metros em fora-de-jogo. Um fartar vilanagem. Mas imagino que aí tudo bem...
Já agora…onde estavam os indignados quando este mesmo João Capela expulsou Cardozo por bater com a mão na relva? Ou quando expulsou Aimar numa simples disputa de bola?
O Benfica foi ao longo do ano a melhor e mais regular equipa em Portugal. Miguel Sousa Tavares já o assumiu. Até o próprio Miguel Guedes o disse ontem. Não sei se seremos ou não campeões, mas sei que o merecemos.
E limpo camaradas, limpinho.
Deixem-se de merdas, corram atrás da bola e arranjem um Gaitan!

Sem comentários: