quarta-feira, outubro 03, 2012

TAM, paixão por voar...às vezes




Nestas coisas da sorte os brasileiros não dão abébias. Foi a mão Deus. Fim de discussão e final feliz. ( )
Fico contente pelos camaradas do povo irmão mas tenho que meter aqui uma sigla na prosa: TAM.
Não é a primeira, segunda ou terceira vez. É só olhar para o histórico. A TAM é aquilo a que no mundo do detalhe técnico da engenharia se chama uma "merda".
Ora vejam aqui:

1. Cubana Airline, accident rating 5.74. 
2. China Airlines, accident rating 3.57. 
3. Avianca Colombian Airline, accident rating 3.15 
4. TAM Airline, accident rating 2.76
5. Korean Air, accident rating 2.26. 
6. Egypt Air, accident rating 2.06. 
7. Indian Air Lines, accident rating 1.94. 
8. Taesa Airlines, accident rating 1.83. 
9. China Soutwest Airlines, accident rating 1.74. 
10.Aeromexico, accident rating 1.55.

A TAM é a quarta companhia, a nível mundial, com com maior registo de acidentes. Ainda assim estranho a ausência de companhias americanas. A American Airlines também passa mais tempo a raspar o chão do que a voar mas deve ter sido um gajo do Texas a fazer as contas...
Portanto, quando o trem de aterragem de um avião da TAM fica engatado ou se espetam contra um hangar, não é azar, é parte do processo. Caros amigos brasileiros, bem podem rezar e pedir a mão de Deus de cada vez que embarcam num vôo da TAM. Eu continuo a achar preferível pedirem a mão de um técnico de manutencão. De preferência competente. Mas isso sou eu que gosto de pele pouco tostada.
Então e a nossa TAP que está prestes a ser vendida a um brasileiro cheio de nota? Está aqui.
Não sei se estão a ver. É outro patamar.
Bastaria retirarem os privilégios idiotas que qualquer funcionário da TAP tem (como vôos grátis para o cão, gato e canário) e fazerem alguma contencão salarial no pessoal de bordo...vá lá, é só "café, leite?" e "welcome ladies and gents", e não precisariam de vender uma das melhores companhias do mundo e um garante de seguranca no tráfego aéreo.
TAM...está bem, está.
Antes atravessar o Atlântico de canoa ou a nado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo. Antes a remos!