terça-feira, setembro 11, 2012

Gaspar, no cu dos outros é refresco não é?



Gostei de ouvir o Gaspar.
Houve ali um momento em que bati com a cabeca na mesa mas acordei a tempo da melhor parte.
Combate aos paraísos fiscais, economia paralela e mais valias bolsistas. Agravamento de impostos para barcos, casas de luxos, automóveis de alta cilindrada e aviões.
Bem...o Gaspar está em brasa, pensei eu. Depois do Pedrito ter sacado mais uns cobres à classe média antes de cantar a Nini dos meus 15 anos aparece o Gaspar a morder os calcanhares dos ricos.
Nem Lenine faria um discurso melhor.
Do ponto de vista de estratégia não estava mal. Fiquei supreendido. Como disse um amigo...uma festinha na cabeca do povo.
Volto a adormecer e acordo com "escalões do IRS". O governo vai reduzir o número de escalões, ou seja, aumentar os impostos.
Aqui já fiquei mais descansado. Confirmei que, por mais estratégias que os consultores de imagem arranjem, uma sanguessuga não deixa de o ser.
Na sexta-feira Obama de Massamá anuncia 7% para a SS. Na terca seguinte Gaspar diz que barcos, aviões e casas de luxo ( valor patrimonial superior a 1 milhão de euro) vão ser fortemente taxados. Certo...4 ou 5 gajos ficaram aborrecidos e vão com o Nogueira Leite "lá para fora".
Pelo meio do "combate aos ricos" oficializa a reducão de escalões do IRS para a ralé. Mais IRS e mais SS, ou seja, a perda real de 1 a 2 salários. Aí está o equilibrio feito com a funcão pública.
Tal como foi dito na conferência de imprensa, há que reduzir os custos do trabalho. Escrevi ali em baixo 1978 mas acho que me enganei. Talvez 1950.
Por outro lado, é o próprio Gaspar que anuncia a reducão do PIB depois de tanta austeridade. Significa isto que, apesar de todos os esforcos exigidos, a economia teima em não crescer.
Gaspar já o percebeu. Estou a admitir que compreende aquilo que está a ler. O que faz então? Repete a fórmula.
Acho que foi o Einstein que disse qualquer coisa deste género: "só os idiotas repetem N vezes o mesmo processo esperando resultados diferentes" . Mas enfim, bem sabemos o quão limitado era esse camarada dos cabelos em pé.
Já agora...o que diz o CDS sobre tudo isto? Portas e aquele magrela da Seguranca Social gritavam todas as semanas no tempo do Sócrates. Aumento de impostos não!! As velhinhas e os velhinhos!! Diziam eles de dedo em riste.Então e agora? O que diz Paulo Portas sobre o governo de que faz parte? Ou achará esse cancro político (Mário Soares dixit) que por estar a apanhar sol na américa do sul de cada vez que se anunciam medidas de austeridade, nos esquecemos que ele e o partido do táxi fazem parte do governo?
For fim, uma nota linguística.
Alguém, um professor no desemprego ou quem sabe o Crato, que perca 2 minutos para explicar aos boys de gravata que se sentaram ao lado do ministro (secretarios de estado) e que tiveram o azar de ter que abrir a boca que, depois de Dezembro, chegará o ano de dois mil e treze. O "treuze", segundo reza a lenda, vem depois de dois mil e "douze".
Já chega desta gente! Puta que os pariu!

1 comentário:

Rosa disse...

Repito: puta que os pariu.
Burros que nem portas.