quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Deixem-se de mariquices...sigam o Massamá Dream!



Gosto de ouvir Passos Coelho. E não estou a ser irónico.
Este camarada é a prova de que em Portugal também existe uma espécie de "American dream". O sonho de Massamá.
Leio declaracões do nosso Primeiro. "Cerrar os dentes", "não ser piegas", "nacão com honra" e mais uma série de jargões que me deixaram com o seguinte pensamento: "Os Mouros já montaram o acampamento em Granada outra vez! A seguir vai o ALLgarve!! Ás armas!!"
Mas não, parece que não.
O Obama de Queluz tenta levantar o ânimo da populacão. É só isso. Aquilo que na tasca estaria ao nível de um: "Deixa-te de merdas que até tens uma reforma jeitosa de 560 euro e a tua mulher recebeu aquele lote em Santo António dos Cavaleiros!!"
Passos Coelho, tal como Miguel Relvas e, vou atirar um número ao calhas, 90% dos governantes dos últimos 20 anos, nunca fizeram outra coisa na vida senão "trabalhar" na sombra do Estado que agora tentam reduzir (para os outros).
Ora andaram em tachos políticos (quando o partido estava no poder), ora aqueceram lugares em empresas públicas. E isto é válido para qualquer partido do "triunvirato" PS/PSD/CDS.
O caso de Passos Coelho é apenas mais um entre centenas. Como chegou a PM ganhou uma visibilidade maior mas, aquela escola e aquele percurso, são cromos mais do que repetidos nas estruturas partidárias.
O típico político de carreira que já era deputado antes de ter qualquer mais valia para se sentar na AR. O director financeiro nas empresas do padrinho antes de aprender a fazer uma conta de dividir. O carreirista que, mal percebeu que talvez o aparelho o colocasse num lugar de destaque, foi tirar o habitual curso de gestão na universidade privada do PSD. A forma mais fácil de conseguir um título para não lhe chamarem "Pedro" nos debates. E sim...em Portugal continuam a chamar "Dr." a um gajo que tira um curso de gestão.
Maior parte dos Portugueses da minha geracão tem que tirar um curso para conseguir entrar no mercado de trabalho (embora isso hoje seja uma perfeita utopia). Maior parte comeca como "qualquer coisa" e ao fim de muitos anos, com sorte, talento e esforco, uma minoria chega a cargos de direccão e a salários de primeiro mundo.
Passos Coelho não percebe nada do que estou a dizer. Não precisou de tirar um curso superior para entrar no mercado de trabalho. Não precisou de competir em entrevistas com centenas de candidatos. Não precisou de negociar um mísero salário de 1000 euro ao fim de 18 anos de formacão. Não precisou de aturar chefes, de ouvir criticas, de ser avaliado, de atravessar despedimentos, crises ou falências.
O mundo do nosso PM é uma espécie de bolha que o protege da vida normal e das dificuldades do dia-a-dia. E não ganhou esse estatuto há 6 meses, o que faz toda a diferenca.
Para esta trupe de incompetentes que nos governa é legítimo pedir a quem vive com 600 euro por mês que "cerre os dentes". É legítimo pedir a um professor que "saia da sua zona de conforto" e vá para Angola trabalhar. Como? Já não basta Portugal ser um país atrasado e ainda temos que ouvir pérolas destas? Sugerir a um cidadão que vá para um país de terceiro mundo onde a corrupcão, miséria, barracas e inseguranca fazem parte do quotidiano? Mas afinal...o que somos nós? Pedacos de carne que dão jeito para contribuir com impostos?
"Nacão honrada paga o que deve". Como? Lá na universidade do PSD onde te ofereceram um "curso superior" também te ensinaram a contar até 10? O risco de incumprimento vai em 80%, a austeridade não sossega os mercados, não chega para pagar os juros da dívida, não permite qualquer crescimento e apenas empobrece (mais) a populacão. A dívida é neste momento IMPOSSIVEL de pagar. Não há televisão em Massamá? Grécia, já ouviste falar?
Sim, Passos Coelho vive o "American Dream" versão Monte Abraão. O jotinha que nunca trabalhou e que sem qualquer nocão de vida real andou pela AR até acabar em Sao Bento, passando sempre pela casa de partida e pagando os 2 contos ao padrinho Ângelo Correia. É este animal que vai terminar a obra lancada pelo Cavaco de Boliqueime.
Os outros que cerrem os dentes, que entreguem as casas aos bancos e continuem a viver o luxo dos seus 600 euro. Mas não se esquecam de pagar impostos. O BPN que deu lucros de 127% ao Cavaco precisa de mais uma injeccão antes de ser abocanhado pelos amigos do Mira Amaral, o lambretas tem que meter gasolina no Audi, os amigos do Alberto João estão de mão estendida, o Portas tem que fazer uma garagem para os submarinos e o Passos tem que orientar o padrinho.
Vá...mais um esforco. Não dói.
Deixem-se de mariquices.

1 comentário:

Inês disse...

O lobo deixou para trás a pele de cordeiro. Enganou os lorpas antes das eleições com aquela postura do senhor bonzinho, honesto, o D. Sebastião que os ia livrar do Sócrates arrogante e com quem era impossível negociar. Passados 8 meses aí está o senhor a dizer para contribuírem, que o importante é agradar ao eixo franco-alemão "custe o que custar", de preferência bem caladinhos e sem lamúrias.
Well Done, Sr. Passos.