terça-feira, abril 26, 2011

O 25 no 26

O dia 25 de Abril é sempre extraordinário para falar do 25 de Abril, contudo, não se compara com o  potencial que encerra o dia 26 de Abril para o mesmo efeito. Em 24 horas muita coisa acontece.
Por exemplo...em 24 horas Otelo fez a revolucão. Segundo palavras do próprio, se soubesse o que sabe hoje, não teria feito o 25 de Abril. E isto sim, teria sido uma catástrofe! Sem o 25 de Abril a malta teria passado do 24 para o 26. Em 74 isto teria sido o fim do mundo. Sem o Windows XP para actualizar o calendário teriam as gráficas que emendar tudo "a la pata". Oficinas, reparticões, cafés. Uma interminável azáfama para riscar o dia 25 do mapa. Estaline sabe como apagar a história. É uma canseira. Mas, pior do que o fim do mundo, seria o mundo ter perdido a primeira revolucão feita por um só homem. "Se soubesse o que sei hoje não tinha feito o 25 de Abril", disse ele. Mas...naquele filme da Maria de Medeiros eram mais dos que as mães. Era a brincar? Foi mesmo o camarada Otelo que fez tudo sozinho? Eu não estava lá. O que me disserem eu acredito.
Outras questões, importantes como sempre, assaltam a minha pobre mente. Onde anda o rapaz da fotografia? O que é feito de ti camarada? Ano após ano lá vem o cartaz e ninguém sabe de ti.
É certo como o destino. Grândola Vila Morena, o rapaz do cravo na espingarda e a minha mãe a fazer anos. Todos os anos. Não falham. Um beijo aqui do frio. Estás mais nova do que eu.
Leio desilusão. Não foi para isto que se fez Abril. Concordo. Mas evitemos o saudosismo do ditador. Não há nada mais irritante do que a frase "isto só lá vai com um Salazar em cada esquina". Não. "Isto", que significa "Portugal", só lá vai com educacão, honestidade e trabalho. Ainda assim, enquanto procuramos o caminho e cometemos asneiras (já chega está bem?), sempre é melhor fazê-lo em liberdade.
De expressão, de movimentos, de ideais.
Se depois destes 37 anos conseguirmos, pelo menos, perceber o que NÃO fazer, nem tudo terá sido em vão. Haja esperanca.
Afinal, fomos nós que descobrimos metade do mundo. E o Vasco da Gama as Seychelles! Vá lá...gerir 650 x 200 km de terra com 10 milhões de pessoas + Paulo Portas não deve ser assim tão difícil.
E claro...Sempre!

Sem comentários: