domingo, setembro 12, 2010

O tesouro mais do que deprimente



Vou lendo um pouco por todo o lado os comentários indignados ao que se passou em Guimarães.
Há quem defenda que isto é um regresso aos idos de 90 e à gasta (pensava eu) estratégia de roubar a fundo nas primeiras jornadas deixando o Benfica fora do título antes de Outubro.
Não vale a pena correr a lista de casos porque eles são conhecidos. Já enjoa.
Os erros próprios sempre existiram (quem teve um Damásio, um Azevedo e um Artur Jorge não se pode queixar da sorte) mas os últimos 25 anos foram jogados em restaurantes e casas de putas. Aii..que me excedi na linguagem.
Olegário Benquerença foi homenageado esta semana pela associação de futebol do Porto (apesar de pertencer à de Leiria). O presidente dessa mesma associação é um ex-dirigente do Porto e advogado de Pinto da Costa nos casos da fruta. O presidente da Liga, Fernando Gomes, é o Guilherme Aguiar do séc.XXI. Vem do mesmo sítio e para fazer o mesmo. A esta malta toda juntamos os encontros nas vésperas dos jogos com árbitros, as viagens para o Brasil, as ofertas de "meninas" e os conteúdos das escutas. Pensemos ainda que o F.C.Porto foi CONDENADO em tribunal por corrupção activa e que ACEITOU essa acusação (sim, para os mais esquecidos convém recordar que nem sequer recorreram da sentença...ou seja, admitiram que eram CULPADOS). Mexendo isto tudo querem que eu acredite que o espectáculo de Guimarães foi uma noite infeliz do Benquerença? Quantos vídeos do youtube são necessários com as exibições dos Benquerenças, dos Xistras e dos Proenças desta vida?
Mas há alguém que acredite que a bola ainda se joga no relvado?
Então...se passam duas décadas no gamanço, são apanhados, vão a tribunal e saem de lá a rir, porque razão iriam parar? Claro que não. Estamos numa república das bananas e como tal, roubar a céu aberto é recompensado.
Eles não estão de volta. Nunca se foram embora. Basta ver o que aconteceu no ano passado nas últimas jornadas. Com o Porto fora da corrida gastaram os cartuchos todos com o Braga. Aquele jogo dos 4-3 com o Guimarães (3 penaltis e 4 expulsões) só em Portugal é que não dá cadeia. O Benfica foi campeão o ano passado porque estava 10 níveis acima da concorrência. Nem que os árbitros marcassem golos nos conseguiriam parar. Este ano somos apenas melhores, como já fomos em vários anos e isso quase nunca chega.
O Porto joga este campeonato sozinho. O título está entregue.
Sendo este um campeonato viciado a favor de uma aliança do Porto com os seus satélites (que vão mudando consoante as necessidades), gostaria de ver o Benfica a abdicar da liga. A sério...gostava.
Gostaria de ver o destino do campeonato português sem o Benfica por perto. As transmissões televisivas, a receita do ano para os adversários, os patrocinadores e por aí fora. Já ouviram falar do campeonato da Irlanda ou do País de Gales? Pois...é isso.
Preferia ver o Benfica a jogar numa divisão secundária em Espanha, tentando o acesso à primeira liga, do que continuar neste lamaçal de corrupção e impunidade.
Ide rapaziada. Ide para Espanha que os adeptos não vos abandonam.

Sem comentários: