sexta-feira, agosto 13, 2010

Algo me diz que Krk tem Nemos

Não vou falar de Nemos.
Nem de Krk.
Qual Krk? O capitão do star wars? Ou será o da galáctica? Mas não era Kirk? Ou esse era o Spock? Ou Spok? Nunca perdi muito tempo com essa malta. Era mais Dartacão, Sport Billy e Plastic Man.
O título foi só porque sim. O sumo vem depois.
Acabei hoje a semana de introducão ao novo projecto. O tempo pedido para a passagem de pasta foram 6 meses, a empresa deu 2 semanas e eu tive 6 dias.
Nestes 6 dias, enquanto era ensaboado como gente grande, tentei tirar o máximo de notas que me permitissem lembrar a história com quase 10 anos de enredo que entretanto me foram contando.
Enchi quase dois blocos A4 que, com alguma sorte, serão adaptados para uma novela da TVI que terá um puto qualquer saído de uma daquelas bandas onde um canta e os outros abrem a camisa, como protagonista.
Escusado será dizer que a história que ouvi esta semana está longe daquela que me contaram em junho na altura do "Queres ?".
Estive a fazer um pequeno resumo mental dos conhecimentos necessários para executar a "obra".
O sistema com o qual vou trabalhar é controlado por 3 computadores com funcões específicas e diferentes entre si.
São necessários 4 protocolos de comunicacão (most, can, ethernet, tcp/ip), 8 linguagens de programacão (perl, python, c, capl, c#, xml, sql, access), 2 sistemas operativos, um gigantesco repositório chamado Dimensions cujas potencialidades ainda não são totalmente conhecidas por quem trabalha com ele há 4 anos, várias ferramentas de sw específicas da Volvo e mais umas quantas desenvolvidas e patenteadas cá na casa, tudo o que é ferramenta para apresentar resultados, controlar o budget e os prazos (word, office, ppoint, project, visio, etc) e o conhecimento do funcionamento de rádios, sistemas de navegacão, telefones e painéis de instrumentos em 3 plataformas (gamas de carros) diferentes da Volvo.
E, pérola das pérolas, como o meu antecessor trabalhou desde sempre nisto, achou que não era necessário documentar nada porque depois dele não haveria mais mundo.
Adorei.
Na escola ensinaram-me antenas e no trabalho a mudar filtros do óleo, agora, sem saber ler nem escrever, vou brincar aos nerds.
Os camaradas que me pagam esperam, imagino eu, que navegue confortavelmente nas águas em cima desbravadas.
Aqui para nós que falamos a mesma língua, nem metade...
Desde 5 de Fevereiro de 2006, data em que aterrei no gelo, nunca entrei num projecto que não exigisse estudo e aprendizagem de qualquer coisa nova. Um pouco aos papéis nos primeiros dias, mas tudo bem...evita-se a monotonia e aprende-se um pouco mais.
Contudo, e olhando para a quantidade de "novidades", pergunto-me onde é que tinha a cabeca quando aceitei entrar nisto...ou muito me engano ou estou sentado num monte dela.
É o meu décimo projecto. Se me safar desta com a folha imaculada mudo de área no dia seguinte.
Se não me safar também mudo. Mais depressa.
Agora sim, Krk.

3 comentários:

Anónimo disse...

Oito linguagens de programação? Vais ficar à rasca das costas. Mas quando escreveres um livro que dá a conhecer ao mundo o estilo de vida sueco, atrás das vivências de um personagens ou dois, os leitores ficarão agradecidos.

Anónimo disse...

Das costas n sei...mas a mona já ferve!

tf

ups disse...

É uma área que acho muita piada.. mas tanta coisa só prevejo um resultado final: milho.