quinta-feira, junho 24, 2010

Uau...e a pólvora, também já descobriram???

Ando com um certa curiosidade de conhecer o médio oriente. Não todo que aquilo abana muito para o meu gosto, mas qualquer coisa ali para aqueles lados. Acho que estou farto da velha Europa...apetece-me ver qualquer coisa diferente. Não é que a Europa não seja fascinante, pelo contrário, mas há que fazer uma pausa para a voltar a apreciar devidamente. O momento é de conhecer algo totalmente diferente, seja um índio numa canoa, um gajo de turbante montado num camelo ou um trinca-espinhas a comer arroz com paus.
Entre leituras desaguei na Jordânia. Rebenta menos que os vizinhos, é pequena e segura o suficiente para se fazer um reconhecimento de carro, tem o apetecível Mar Vermelho, o estranho Mar Morto na fronteira com Israel e tem uma das 7 maravilhas do mundo, Petra (na fotografia).
Parece-me pois um destino interessante qb.
O que eu não sabia é que Petra foi há 20 anos o local das filmagens do Indiana Jones e a última cruzada. A cena final, onde ele tem que escolher o cálice sagrado (o tal que era de madeira porque o zé era carpinteiro e por aí fora...) começa em Petra.






Eu imagino que 95% da população mundial soubesse disto há pelo menos 15 anos, mas eu descobri há 15 minutos...
De modo que agora quero fazer como estes espanhóis.
Ou mexicanos.
Ou chilenos.
Ou isso.

Sem comentários: