domingo, junho 27, 2010

Cheira-me que vamos ficar a chuchar no dedo

Bem sei que desde que Mourinho ganhou a liga dos campeões com 35% de posse de bola, a táctica do autocarro passou a ser "uma lição de como defender" mas o que eu vi no Portugal-Brasil foi pouco mais do que uma vergonha. Parecia andebol...um guarda-redes e não sei quantos marmanjos a defender em linha atrás da bola. Acampado na frente estava Ronaldo, destinado a correr atrás de cada charuto que vinha da defesa. Sem meio-campo, sem qualquer jogada construída. Parecia uma equipa dos distritais. Foi penoso ver Ronaldo a chamar a equipa para a frente, a correr sozinho no meio de 5 brasileiros e a desesperar em cada jogada de "ataque". Quando o vi castigar a relva com um pontapé de insatisfação só tive pena de não ter sido o Queiroz a levantar os pés do chão. Que tristeza e que demonstração de medo.
O que faz o Duda com aquela camisola? O homem não consegue parar ou passar uma bola...mete dó. E afinal o que foi Pepe fazer para África do Sul? É um excelente jogador, mas está claramente sem ritmo e fora de forma...o que é natural depois da lesão. Para que tem ele o Veloso como 3ªa opção depois da excelente época que fez?? Este gajo é uma nulidade jamais vista...
Queiroz, depois de uma goleada histórica (foi à Coreia do Norte, mas foi histórica!) fez o possível por baixar a moral. E acho que conseguiu! Dirá que o objectivo era passar...mas por acaso existia alguma diferença entre empatar ou perder com o Brasil? O apuramento não estava garantido? Ou alguém acreditava que a Costa do Marfim ia recuperar os 9 golos de atraso??? A diferença estava, isso sim, entre ganhar ou não ganhar. Ganhar muito provavelmente tiraria a Espanha do nosso caminho e isso sim, é que podia marcar a caminhada neste mundial. Mas não...Queiroz tem medo e segue sempre os serviços mínimos. Apuramento sem ganhar a nenhum adversário directo com a Dinamarca a fazer o servicinho por ele, fase de grupos no mundial a jogar para o pontinho e aproveitar a Coreia do Norte para malhar forte. Alguém tinha dúvidas que a Espanha ia entrar para ganhar com o Chile? Alguém viu a Espanha nos últimos 4 anos a jogar para o pontinho?? Mas que vídeos é que este gajo vê?? E agora?? Toca-nos uma das equipas mais fortes e o pior é que não fizemos nada para o evitar. Já sei, já sei...quem quer ser campeão não escolhe adversários. Pois bem...pega lá nos Dudas e nos Decos presos por arames e reza para que não pinguem as cuecas quando virem no mesmo relvado Villa, Xavi, Iniesta, Pique, Ramos, Casillas, Torres, Alonso & companhia.
Eu até acredito que estes jogadores poderiam ganhar a esta selecção de Espanha. Mas num dia perfeito e com outro, que não este natural born loser, no banco.

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Eu vejo no futebol, como noutro qualquer desporto, uma forma de nos superar-mos, de fazermos melhor, de chegar mais longe, nesta selecção com este seleccionador vejo a mediania, o ser-se pequenino, "já passámos, empatar ou perder, ficamos no 2º lugar". Irrita-me esta forma de pensar, de entrar no campo já a pensar na derrota ou no empate. Acho ainda pior ser o seleccionador a dizer isto. Gosto de gente com garra, por isso gosto de ver jogar os espanhóis. Se tivessemos lutado e ganho ao Brasil tínhamos equipas mais acessíveis e aí, talvez, voltássemos a golear.