quinta-feira, abril 29, 2010

Jornal do incrível


Tenho reparado, especialmente nestes últimos e peculiares meses, que, ao ler uma notícia num jornal português acabo sempre por passar os olhos na mesma linha 2 ou 3 vezes.
Não é que ande a ler o jornal do fantástico ou que seja tão estúpido como a prosa aparenta, é que realmente não compreendo.
Fui acompanhando este caso do Domingos Névoa e da mala do dinheiro com o desinteresse normal de quem diz "mais um". Saiu a decisão judicial e, apesar de provadas todas as acusacões de que era alvo, Domingos Névoa foi ilibado e aqui D'el Rey, toca de pedir uma indeminizacão por calúnia a Sá Fernandes.
O meu interesse pela novela aumentou quando constatei que o autor da denúncia por corrupcão (provada, não esquecer), o vereador Sá Fernandes, foi o único a sair do tribunal como culpado, neste caso de difamacão por ter chamado "corrupto e vigarista" a um gajo que o próprio tribunal considerou corrupto e vigarista.
Isto tem o seu quê de complicado.
Vou ler o que escrevi até aqui e já volto...
(...)
Continuo sem perceber.
Mas porque foi Domingos Névoa ilibado? E é aqui que isto fica mais giro. Porque, apesar de ter tentado corromper Sá Fernandes, este, enquanto vereador, não tinha poderes para "mexer os cordelinhos" na área pretendida por Domingos Névoa.
Vou então ler de novo.
(...)
Acho que já percebi.
Portanto...o que o tribunal diz é o seguinte:
Se uma pessoa entrar na C.M. Lisboa com uma mala cheia de dinheiro e tentar corromper um funcionário com o intuito de conseguir uma alteracão do PDM, será acusada de corrupcão, se e só se, esse funcionário for o vereador com o pelouro do urbanismo.
Por outro lado, se a mesma pessoa, talvez querendo evitar enganos de última hora, entregar uma mala a cada vereador garantindo assim que acerta no "boneco", ficámos a saber que será acusada de 1 crime de corrupcão, apesar de ter tentado 9. Assim vale a pena.
Admitindo que o tribunal seguiu a lei, a conclusão é óbvia: é a lei mais estúpida desde o paleolítico. Deixar Domingos Névoa sair limpo do tribunal (seja lá qual for a lei escrita...rasguem a merda da página!) e Sá Fernandes com uma indeminizacão para pagar é um escândalo digno de qualquer ditadura africana. Manda uma série de mensagens para o país e para os seus habitantes, a primeira das quais é a de que não há esperanca. Somos um país de e para chicos-espertos.
Não há optimismo que nos valha. Não há revolucão que nos salve.
Comeca a ser necessário pensar no Vasco da Gama para sentir orgulho em ser Português.






2 comentários:

anjo disse...

E não é que estou totalmente de acordo com este post!!!!...A única justificação que encontro para ter nascido neste paisinho é ...ter sido muito (mas mesmo muito) sacana na outra encarnação!

Helena Barreta disse...

E como é hábito dizer-se: isto (deve ler-se Sentença)é o prato do dia, até fico sem palavras.

Bom fim de semana