quinta-feira, novembro 26, 2009

Neóns: todas as cores, feitios e tamanhos. Orcamentos grátis. Vou ao domicílio.


Poucas coisas me alegram mais a parte de baixo da nuca do que uma boa previsão económica.
Embora não seja esse o meu quintal, lembro-me de ter uma cadeira de economia na universidade. Na altura fiquei com a sensacão que ser economista e merceeiro era mais ou menos a mesma coisa, sendo a única diferenca o lápis. O de merceeiro era amarelo e preto e caía que nem uma luva no abano, enquanto o economista se ficava pela lapiseira no bolso interior do casaco.
As fórmulas eram do género: PIB + L - CF = R
Sabendo somar e subtrair como na segunda classe, tudo era possível.
Quando a aula anterior era de integrais triplos eu achava isto um mimo.
Mas…estou certo que dezenas de cadeiras sobre o assunto me teriam mudado a opinião. O certo é que quando ouco um economista a falar, tirando um que me estou a lembrar assim de repente, não percebo nada depois do 'bom dia'.
Significa isto que quando alguém, um economista, faz uma previsão eu tenho esse estúpido hábito de acreditar.
Na costa oeste sueca (região onde este que tanto vos quer fixou a tenda), um pouco por toda a parte, vai-se dizendo que o pior desta crise já passou. Jornais, CEOs e malta com responsabilidade. Compreendo que parte da retoma vem com injeccões de confianca e por isso há que levantar o moral, o que dispenso são injeccões de estupidez.
Nem há um mês, o CEO da Volvo escrevia na intranet da empresa que as vendas estavam a aumentar e que a companhia gerava novamente lucro. Isto era especialmente importante porque o dono da Volvo (Ford) foi o único dos 3 grandes (GM, Chrisler e Ford) a não aceitar o empréstimo do governo de Obama.
O optimismo voltou como se compreenderá.
Soube-se entretanto que este mesmo CEO, em tempo de crise, sacou 16 milhões em prémios. Acho que tinha uma tábua partida na vedacão ou a porta da garagem para arranjar, já não me lembro, mas pronto…estava a passar dificuldades.
Entretanto, as últimas semanas trouxeram uma invasão de Chao Mins aos corredores da Volvo. Os chineses estão nas negociacões para compra da marca e deduzo que andem a inspeccionar a mercadoria.
Tudo lógico.
Ora…este rapaz, o CEO, veio ontem anunciar ao mundo que a Volvo quer meter mais 250 a andar.
Então e os lucros e a recuperacão e os 1000 que já foram, etc, etc?
Esquece isso que eu preciso que a empresa tenha liquidez para ver se acabo o campo de golfe que estou a fazer na zona sul da piscina.
Tudo bem.
E como é que vai despedir? Perguntou alto e bom som: "Há voluntários?"
Oferecem 9 meses de salário a quem quiser ir embora, se ninguém se chegar à frente…escolhe o camarada.
Ora, quando ele comecar a escolher quem são os primeiros a andar? Os consultores.
E o que é que este que tanto vos estima faz? Dá consultas.
Estou encantado.
No mesmo dia (ontem) todos os jornais anunciavam na primeira página que a Saab (provavelmente o segundo maior empregador) fechava as portas no dia 1 de Dezembro.
É o que se chama a cereja. Nunca o clássico "uma desgraca nunca vem só" veio tanto a propósito.
É mais um terramoto a juntar a tantos outros que comecaram em Dezembro de 2008.
Nunca mais acaba 2009….
Dei por mim a pensar….sempre que vou a Lisboa tento jantar com algun amigos e antigos colegas de curso. De todos ouco o mesmo: "Crise? Não, não tenho notado…lá no escritório está tudo na mesma, mesmos clientes, mesmos projectos, mesmas pessoas."
Escolhi uma boa altura para sair de Lisboa, está visto. E uma vez fora de Lisboa também acertei em cheio no destino.
Escapar ao vendaval nesta cidade é quase tão fácil como encontrar uma cidade alemã que nunca tenha sido bombardeada.
Mas porque é que não fui para o Burkina Faso instalar neóns?
Um gajo nunca acerta.
Quanto aos economistas, tentarei dedicar às suas palavras o mesmo tempo que dedico a cantar o hino do Zbórdem.

1 comentário:

Veiga disse...

Achei interessante alguém na Suécia falar portuguyês, consultei o blog e gostei. Já agora convido-te para veres o meu, que embora abordando temas políticos, fala um pouco de tudo:
http://www.devaneiosdevida.blogspot.com/.
Se por lá passares e quiseres deixar um comentário tudo bem.Já agora vê os post: Eles que partem e linguas talvez fosse interessante conebtá-los
Cumprimentos