terça-feira, setembro 29, 2009

O assalto


Comecou ontem, oficialmente, a campanha eleitoral para as autárquicas.
Ponto de partida: o PSD fará tudo para camuflar a derrota nas Legislativas com a mais do que provável vitória nas Autárquicas. Duvido que isso aguente MFL por uma simples razão, nas Legislativas vota-se no partido e o papel do líder é decisivo, nas Autárquicas vota-se na pessoa, no nome que se conhece e o partido pelo qual ela concorre é secundário. Basta lembrar que alguns autarcas mudam de partido e continuam a conquistar a câmara. E quanto mais pequena for a autarquia, mais importante é o relacionamento entre o candidato e os eleitores, chegando ao nível familiar onde todos se conhecem. Ou seja, a vitória nas Autárquicas não se deverá a MFL enquanto que a derrota nas Legislativas tem a cara dela espalhada por todo o lado.
Será ainda assim interessante ver mais 15 dias de "arruadas" (quem é que inventou esta pá??) e espero eu, alguns debates. Tenho algumas curiosidades. Quão cilindrada será Elisa Ferreira no Porto? Irá Moita Flores sozinho ou com o PSD por trás depois de ele ter apoiado o PS nas Legislativas? Conseguirá Isaltino, condenado pelo tribunal, vencer em Oeiras? Continuarão as pessoas de Gondomar e de Felgueiras sem ler ou ouvir notícias? Será o povo de Lisboa irresponsável o suficiente para deixar Santana escavacar as contas uma vez mais?
Para o PS o objectivo é não perder por muito. A grande meta será aguentar Lisboa a todo o custo. A CDU deverá ter o papel de destaque do costume, embora ande a perder umas autarquias a sul para o PS. O CDS e o BE não costumam jogar neste campeonato. O PSD deverá manter o maior número de autarquias.
Para mim, curiosidades à parte, o grande interesse é Lisboa. Santana parte quase em pé de igualdade com António Costa (o que só por si já devia deixar os lisboetas de cabelos em pé) mas se tudo correr bem, e se a falta de preparacão se mantiver, conseguirá acumular gaffes e asneiras em número suficiente para oferecer a vitória a Costa e Roseta. Esta é pelo menos a minha esperanca. Nada mais do que isso. Não espero que Santana se reforme da política ou que assuma um lugar de vereador e esteja calado, não, nada disso. O homem já provou que não sabe fazer mais nada variadíssimas vezes. Contento-me se o assalto a Lisboa for travado.

1 comentário:

Arrastão disse...

Desculpem o abuso. Mas só para informar que o Arrastão está a fazer um inquérito às intensões de voto nas próximas autárquicas em 38 concelhos. Setúbal é um deles. Se quiserem ajudar a divulgar... Obrigado.