terça-feira, setembro 22, 2009

Não estarão vocês a gozar com quem paga impostos?

Já falei sobre este assunto 176456 vezes mas sinto necessidade de voltar ao tema.
A TAP e os seus donos: os pilotos. Alturas houve em que pensei que os donos da TAP eram os contribuintes mas há muito que percebi esse erro de análise.
Sobre a greve de 2 dias agendada para esta semana há algo a dizer. Comecemos pela exigência.
Os pilotos da TAP querem 6,5% de aumento. No ano da maior crise mundial da nossa vida, no ano em que a TAP tem perdas consideráveis, estes alarves querem 6,5%.
E porque é que exigem? Porque na TAP há sempre dinheiro seja qual for o balanco. São os contribuintes que pagam este verdadeiro el dorado de meia-dúzia de portugueses.
Vamos a factos. Saberão os pilotos da TAP que os pilotos da Ryan Air (uma companhia com mais aviões e rotas do que a TAP) aceitaram congelar os salários durante um ano? E olhem que a Ryan Air é uma companhia com lucro...
Segundo o jornal económico, os pilotos da TAP ganham em média 8600 euro por mês. Segundo outras fontes o salário médio de uma hospedeira ronda os 4500 euro. Volto a dizer que toda e qualquer profissão merece o meu respeito mas não será um exagero pagar 900 contos a uma pessoa que serve cafés só porque está a 11km do chão? Isto apenas acontece porque a TAP é uma empresa pública. Nenhum privado alinha num esquema destes.
Voltando aos pilotos. Dei-me ao trabalho de pesquisar e encontrei em vários jornais económicos informacões sobre a Lufthansa. Convém lembrar que a Lufthansa é a maior companhia de aviacão comercial do mundo. Um piloto entra para a Lufthansa com um salário aproximado de 3000 eur e no topo de carreira chega aos 8000. Aqui importa recordar que na TAP o salário médio é superior ao topo de carreira na maior companhia do mundo. Fora outras regalias como o prémio de reforma (20000 eur), etc.
Perante este cenário, pedir 6,5% de aumento quase que exige uma intervencão do governo. Estes gajos não têm a nocão do que é o mundo real do trabalho. A solucão para a TAP é só uma: a privatizacão dos aviões e a manutencão das oficinas como empresas públicas (convém deixar o dinheiro a correr pelo menos para garantir a correcta manutencão dos aviões).
Mas há mais. O facto dos pilotos agendarem 2 dias de greve terá um impacto negativo de 10 milhões de euro nas contas da companhia, eliminando qualquer hipótese de um saldo positivo no fim do ano.
Já chega desta vergonha. Foram ultrapassados todos os limites do razoável. Assiste-se neste momento a um roubo em praca pública do dinheiro dos contribuintes.
Espero que a administracão não ceda perante mais esta chantagem e espero que o governo tenha a lucidez de privatizar esse buraco sem fundo que é a TAP.

5 comentários:

BoyGenius disse...

Excelente análise e pesquisa!

Foi sempre algo que acompanhei um pouco de longe, mas sempre tive a certeza que eu era um dos patrocinadores da TAP! ... mais grave é que sempre que reclamam levam sempre com um Amém e um seja feita a vossa vontade!! É realmente ridículo...

ups disse...

É incrivel como a TAP está cheia de buracos (ainda me lembro de não ha muito tempo atras, os administratores terem tido todos carrinhos novos).
Outra empresa supostamente nova mas que esta cheia de vicios é a GroundFource que tem dos maiores registo de malas perdidas da europa.

Ha certas coisas que eu gosto que o Estado controle.. mas quando deixa de controlar e é so dinheiro a ir pia abaixo: privatizar!

Anónimo disse...

Quanto as hospedeiras à que ter em conta que Nao é só o facto de estar a 11km do chão! Tambem abdicam de uma vida, de família. Tudo para no fundo servir quem viaja! E eu ainda nem licenciada sou!
DOr de cotovelo e lixada! Nao sou rica mas Nao tenho inveja! Ate gostava!

Anónimo disse...

é impossivel o salário de uma hospedeira ser tão alto... devia mudar as suas fontes...

Ah, e outra coisa, nao é só servir cafés, é ser poliglota, arriscar a vida e ser responsavel pela segurança de centenas de pessoas diariamente...pense nisso!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar convém relembrar que a TAP continua a não receber dinheiro dos contribuintes faz mais de 15 anos porque é proibido por normativo comunitário desde 1997.E isto aplica se a todas as companhias de bandeira Europeias.A Tap é gerida pela Parpública só porque o Estado é o seu maior accionista. Quanto aos pilotos todos nós sabemos que eles têm de ganhar bem pela enorme responsabilidade que possuem, mas fique a saber que sim senhora os ordenados estão congelados há anos desde antes da crise ecom a austeridade eles estão a receber metade do que ganhavam ou seja há pilotos a auferir 3000 euros limpos por mês o que é uma vergonha principalmente por serem considerados do Estado quando os contribuintes não pôem um tostão na Tap. Quanto às assistentes e comissários recebem de acordo com os anos de serviço como os pilotos e existem chefes de cabine que são os que zelam pela segurança, conforto e imagem de uma companhia aérea. Tenho a dizer que sou chefe de cabine da Pga e que possuo o meu ordenado e outros benefícios congelados há anos com o prejuízo de o meu ordenado ter sido cortado em 1/4 devido à austeridade auferindo e em topo de carreira menos de 2000 euros por mês e a trabalhar intensivamente sob pressão, horas em pé, problemas constantes que tento resolver, hérnias, noites sem dormir e muita fadiga mas sou altamente competente na minha função dito pelos milhares de passageiros que passam por mim todos os anos.Quanto à Tap "mãe" não posso falar por não possuir factos. Apesar de não me considerar funcionária pública devido a não seer os contribuintes a pagar mas sim a máquina da Tap sou alvo da austeridade. Quanto à gestão tenho conhecimento que é público que a Tap serviços aéreos dá lucro e que o que se encontra em negativo é a manutenção do Brasil que só dá problemas judiciais e de má gestão lá. Sinto me pessoalmente ofendida porque possuo uma licenciatura como muitos de nós assitentes e comissários sobre servir cafés que é absolutamnete um pensamento tacanho visto que num avião se encontram crianças, doentes e tec e em que eu e a minha tripulação temos de socorrer muitas vezes porque possuímos formação em socorrismo.E se existir um acidente ou acidente os passageiros olham para nós e nos seguem.Porque é para isso que eu e os meus colegas lá estamos. Agora pergunte me se eu acho que sou bem paga? E relembro que todos nós temos direito à greve porque muitas pessoas deram a vida para isso acontecer antes de nós sermos nascidos. Cumprimentos