quinta-feira, setembro 17, 2009

E se voltasses para a 4a classe?

Não sei como está a correr a campanha juntos dos imigrantes nos outros países. Imagino que os partidos mandem alguns panfletos para os eleitores espalhados nos destinos mais típicos de imigracão: Alemanha, Franca, Luxemburgo, Suica, EUA e Venezuela.
Aqui para trás do sol posto não chegou muita coisa. A comunidade é pequena (3000) e os partidos estão em poupanca. O único que fez o favor de me mandar um panfleto foi o PSD. E mais valia terem ficado quietos...
Medidas como "reforcar a importância do 25 de Abril e do dia das comunidades", "apoiar a comunicacão regional", "fortalecer os lacos com a Diáspora" ou "reactivar a rede de consulados" explicam duas coisas: a primeira é que o PSD pensa que os imigrantes portugueses no séc.XXI ainda são os mesmos que passavam a fronteira nos anos 60, sem formacão, dispostos a fazer qualquer tipo de trabalho e a passar uma vida de sacrifício até juntar o dinheiro para a vivenda na aldeia de origem. A segunda é um pouco mais grave, é não perceber que Portugal não pode ter um consulado em cada esquina, nomeadamente em Franca e na Alemanha. A rede de transportes hoje em dia permite um rápido acesso a todo o lado e Portugal não pode pagar essa rede de tachos que são os consulados.
Mas, a verdadeira emocão aconteceu quando recebi a carta com o boletim de voto. É a primeira vez que o vejo na caixa de correio e não numa assembleia de voto.
Fiquei um pouco mais surpreendido quando vi a morada do destinatário. A minha portanto.
Aparentemente, no Ministério da Administracão Interna, existe um camarada que acha que Gotemburgo é uma localidade dentro da cidade de Estocolmo. Isto seria o mesmo, na realidade nacional, que pensar que o Porto é um bairro de Lisboa. Palminhas para os correios suecos que ainda assim acertaram com a caixa.
Para o camarada que tão atenciosamente me escreveu deixo um segredo: Gotemburgo e Estocolmo são duas cidades diferentes. Para o MAI fica uma dica: ou oferecem o mapa da UE a esse camarada ou o metem a trabalhar só com carimbos e selos.

2 comentários:

BoyGenius disse...

O que ele queria mesmo era um GPS!!!

De manha saía e dizia: "Vou ali à Suécia à custa dos contribuintes entregar a missiva de voto! ... pelo caminho vou a Toronto ver se está por lá o Glorioso a jogar!"

*Cheshire Cat disse...

confesso que só reparei nesse detalhe após observação mais cuidadosa. acho que o senhor não esteve atento às aulinhas de geografia. ou isso. ou é burro.