quarta-feira, julho 08, 2009

A diplomacia


Depois de vários meses a trabalhar com um computador preso por arames rendi-me às evidências (ou seja, ele já nem sequer ligava...) e passei no departamento de IT.
Escondido atrás de um monte de CDs, várias torres e 4 ou 5 monitores estava um gajo com óculos. O departamento de IT não é muito diferente de uma oficina. O calendário do ZX Spectrum substitui o de Cindy Boobs - Janeiro 1985 e pouco mais. Ah...e os mecânicos apresentam as unhas um pouco mais limpas. Fora isso é igual.
O camarada pergunta-me há quanto tempo o computador estava assim. "Há umas semanas", respondi.
O "porque não viste cá mais cedo?" saiu fulminante e comeco a perceber que o sofrimento da "máquina" (como lhe chamou) o afecta.
Mais meia-dúzia de banalidades e digo que o virus não era muito mau e que me deixava, ainda assim, trabalhar. Aí é que estraguei tudo.
Até pensei que tivesse ofendido a mãe do dito tal foi o salto que deu. Posso jurar que as 274 perguntas seguintes já foram feitas enquanto ele trepava uma das paredes. Nota para mim: nunca desprezar um virus em frente a um camarada dos IT. É um assunto sensível que lhes toca no coracão.
Deixo lá "a máquina" e vou trabalhar.
A meio do dia cruzo-me com o meu chefe que diz: "Tiago, ligaram do IT e é suposto puxar-te as orelhas".
Parecia estranho. Ouvir um gajo dos IT a queixar-se por limpar um virus fazia tanto sentido como ouvir uma camareira a reclamar com um hóspede por este ter dormido na cama. Mas talvez seja eu o esquisito.
"Podes comecar", disse ao meu chefe.
"Mas antes vamos fazer contas", continuei.
"50% do departamento foi despedido.
48% está de férias.
1% está recostado a beber chá e a ver tabelas excel com cores.
O restante 1% está com um ferro de soldar na mão e 3km de esquemas eléctricos para montar.
A não ser que te tenha invadido um estranha vontade de comecar a trabalhar, pensa na questão:
Queres mesmo chatear-me a cabeca?"

...(pausa para um ligeiro avermelhar de pele acompanhado de sorriso)

"Deixa-os falar Tiago, deixa-os falar!! Então o computador já está bom, é isso?"

1 comentário:

Sávio Fernandes disse...

You have "diplomacy" written all over you. lol