terça-feira, julho 21, 2009

Sweet Home Alabama

Oito da manhã, casaco vestido e pedalada constante contra um vento infernal.
Em cima da ponte uma vista sobre a cidade. Escura, escurinha.
Até pode parecer que estamos em Julho, mas é desse lado. Por aqui parámos algures em Abril.
Se fosse sueco talvez seguisse a estratégia local: verão no báltico e em caso de barraca um last minute para a Tailândia. Como não sou, sigo a máxima da mala de cartão e vou ver o Tejo.
De qualquer forma e em tempos de crise uma nota para mim mesmo: lembrar-me de abrir uma companhia de charters para o sol. Vende mais do que courato em dias de bola.
Aquele anúncio do Suchard Express não me sai da cabeca. "Mais um esforco...". Só que não há forma de ver o copo de leite.
Tenho a sensacão que este ano de trabalho comecou em 1965. Nunca como agora fiquei tão contente com o período de férias.
O país parou e onde estavam milhares de pessoas sento-me apenas eu e mais meia-dúzia. Os enormes corredores da volvo fazem eco. As conversas reflectem a situacão do emprego. Parecem todos tristes. As perguntas são as do costume: "e tu, safas-te?". Já chega. Não quero saber. Quero ver gente a sorrir e despreocupada. Quero céu azul, calcões e o barulho das ondas. Aguento este projecto até ao fim e depois vou de licenca de paternidade. No regresso espero que a crise seja apenas um retrato nos livros. Se for mais do que isso, bom, será altura de tirar da gaveta o velho sonho de ser cacador de cachalotes no Pico.
Se tivesse essa capacidade desligaria do mundo. Sem jornais, notícias ou internet. Sem telefone, relógio ou horários. Parcialmente acho que me desligarei.
Este foi indiscutivelmente o ano mais difícil da experiência que se iniciou em 2006. Por tudo e por mais alguma coisa.
Os dias que se seguem são de verdadeiro martírio até ver o TAP do outro lado da manga.
Não penso muito no que fazer ou para onde ir mas aguardo com alguma ansiedade aquele momento de dar a volta no Cristo-Rei, ver a ponte debaixo do céu azul, o monsanto à esquerda e o prédio da avenida de Roma a raspar no trem de aterragem.
Aí estarei em casa.

2 comentários:

branx disse...

Yesterday i started my vaccation, semcon-phone is OFF. Semcon laptop is OFF. Not checking mail. Im starting to relax. This is.. good.

Anónimo disse...

Next tip B.: internet OFF :)

tf

Ps - enjoy your days with "nuestros hermanos" :)