Se alguém me perguntasse qual era a minha definicão de inferno a resposta seria fácil: um acidente de avião.
Por todas as razões e mais alguma gostava de saber as causas deste drama no Atlântico.
Não sei se isso será alguma vez possível. As explicacões técnicas que até agora ouvi defendem a tese de que os aviões suportam este tipo de turbulência, que naquela zona normalmente os pilotos evitam o centro da tempestade, que os sistemas eléctricos são redundantes, que o modelo em questão é um dos mais recentes da Airbus, que tinha inspeccão feita em Abril, que tinha chegado de Paris sem qualquer problema.
Enfim...ninguém consegue perceber o que aconteceu.
Mas aconteceu.
4 comentários:
Ontem estava um gajo a falar sobre isso no telejornal. Gostei de o ouvir. Ele diz q estes aviões estão preparados para raios, para todo os tipo de turbulência e que teve de ser uma grande coincidência, um conjunto de vários factores, para originar esta tragédia.
O que ele também disse, e que eu achei interessante, é que para ele ter deixado de emitir informações, só mesmo deixando de ser um avião... Ou seja, ter partido ao meio, em três, em mil pedaços...
Não imagino a tortura que deve ter sido...
Mas se eu tivesse medo de andar de avião estava desgraçada da minha vida...
Posso vos garantir que não há aviões capazes de suportar todo e qualquer tipo de turbulência. Nesta altura do ano existe uma massa de ar gigantesca designada por frente tropical cujas nuvens podem ultrapassar os 15km de altitude (o avião voava a 11km) e com frentes de centenas de km que tornam impossível a alteração da rota. Estas nuvens designadas por cumulonimbos podem provocar perdas de altitude instantâneas de mais de 1000m. O que quer que tenha acontecido foi sem dúvida catastrófico, ao ponto de ter impossibilitado o pedido de ajuda da tripulação... vamos ver.. não vale a pena especular... mas tens razão Tiago, face à situação poderá ser impossível saber.
Tinha esperanca que escrevesses Hugo, confesso:) Aproveito para uma questão: esta rota, com todas as catástrofes naturais que possa ter, é operada diariamente pela TAP. Nunca se ouviu falar de qualquer problema. Por outro lado, se a rota tem problemas climatéricos conhecidos, porque não se criam novas rotas?
tiago
Ó Hugo explica-me uma coisa muito simples, esses columinos estão na rota Lisboa a Madrid?? E se estão é em q altura do ano??
Há um sr. q diz que vai deixar de andar de avião pq já andou tanto que a probabilidade de acontecer alguma coisa aumenta vertiginosamente. Dá que pensar...
Mas diz-me lá se aquilo existe nessa rota!
xana
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