terça-feira, junho 02, 2009

Filme de terror


Se alguém me perguntasse qual era a minha definicão de inferno a resposta seria fácil: um acidente de avião.
Por todas as razões e mais alguma gostava de saber as causas deste drama no Atlântico.
Não sei se isso será alguma vez possível. As explicacões técnicas que até agora ouvi defendem a tese de que os aviões suportam este tipo de turbulência, que naquela zona normalmente os pilotos evitam o centro da tempestade, que os sistemas eléctricos são redundantes, que o modelo em questão é um dos mais recentes da Airbus, que tinha inspeccão feita em Abril, que tinha chegado de Paris sem qualquer problema.
Enfim...ninguém consegue perceber o que aconteceu.
Mas aconteceu.

4 comentários:

Inês disse...

Ontem estava um gajo a falar sobre isso no telejornal. Gostei de o ouvir. Ele diz q estes aviões estão preparados para raios, para todo os tipo de turbulência e que teve de ser uma grande coincidência, um conjunto de vários factores, para originar esta tragédia.
O que ele também disse, e que eu achei interessante, é que para ele ter deixado de emitir informações, só mesmo deixando de ser um avião... Ou seja, ter partido ao meio, em três, em mil pedaços...
Não imagino a tortura que deve ter sido...

Mas se eu tivesse medo de andar de avião estava desgraçada da minha vida...

Unknown disse...

Posso vos garantir que não há aviões capazes de suportar todo e qualquer tipo de turbulência. Nesta altura do ano existe uma massa de ar gigantesca designada por frente tropical cujas nuvens podem ultrapassar os 15km de altitude (o avião voava a 11km) e com frentes de centenas de km que tornam impossível a alteração da rota. Estas nuvens designadas por cumulonimbos podem provocar perdas de altitude instantâneas de mais de 1000m. O que quer que tenha acontecido foi sem dúvida catastrófico, ao ponto de ter impossibilitado o pedido de ajuda da tripulação... vamos ver.. não vale a pena especular... mas tens razão Tiago, face à situação poderá ser impossível saber.

Anónimo disse...

Tinha esperanca que escrevesses Hugo, confesso:) Aproveito para uma questão: esta rota, com todas as catástrofes naturais que possa ter, é operada diariamente pela TAP. Nunca se ouviu falar de qualquer problema. Por outro lado, se a rota tem problemas climatéricos conhecidos, porque não se criam novas rotas?

tiago

Anónimo disse...

Ó Hugo explica-me uma coisa muito simples, esses columinos estão na rota Lisboa a Madrid?? E se estão é em q altura do ano??
Há um sr. q diz que vai deixar de andar de avião pq já andou tanto que a probabilidade de acontecer alguma coisa aumenta vertiginosamente. Dá que pensar...
Mas diz-me lá se aquilo existe nessa rota!

xana