domingo, junho 07, 2009

E aos 2 segundos espalhou-se...

Discurso de vitória de Rangel:

"As primeiras palavras desta noite são de uma enorme alegria e de esperanca, porque a eleicão de hoje mostrou que há uma alternativa de governo em Portugal!"

Só faltava dizer: "Ahh...e por acaso também vamos mandar uns gajos para Bruxelas para se encherem de ameijoas e batatas fritas!"

Enquanto escrevo isto continuo a ouvir Rangel. Não foi apenas a primeira frase. Todo o discurso é centrado nas legislativas. É fantástico para quem acabou de ser eleito para o parlamento europeu.
Se durante a campanha do PSD a Europa nunca apareceu no programa (admitindo que eles tinham um escondido algures), porque razão apareceria no discurso final?
Foi bem votado camaradas, foi bem votado...

14 comentários:

João Manaças disse...

Tiago

Aumentou um pouco a esperança de não passarmos os próximos 20 anos miseráveis enquanto pagamos um comboio tão rápido quando absurdo , mais uma ponte para encher os bolsos do coelho e cia, um aeroporto para encher o ego do sócrates. Talvez ainda se trave a argentinazação de Portugal...

Girl disse...

Terei sido a única a ficar triste com o resultado do BE? Esperava mais...

Anónimo disse...

João,
esperanca?
Ao centro?
Nenhum dos dois partidos do bloco central tem a capacidade por si só de resolver os problemas de Portugal. qualquer um deles está preso numa teia de favores entre dinheiros públicos e interesses privados há 30 anos. qualquer um deles recebe apoios das mesmas empresas. Qualquer um deles tem que compensar os mesmos donos. Falas do Coelho e eu falo do Ferreira do Amaral e da Lusoponte. Falas do TGV e eu falo do BPN. Podemos estar aqui o dia todo a lancar rosas ou laranjas. É neste cenário que acho que o Sócrates é importante. Foi o único que tentou reformar e combater a corrupcão.
E n te esquecas: falamos de europeias. Qual é a esperanca de ver ganhar um partido que nem apresentou programa ?(vai ao site do PSD e lê os 12 pontos - se aquilo é um programa, eu sou um lutador de sumo!)
E se quiseres pensar em legislativas: qual é a esperanca de ver ganhar um partido que arrasou o país da última vez que passou pelo governo? Tenho que te lembrar o Durão e a sua fuga? O Portas? Os submarinos? O Santana? As promocões? A frota de carros? Os casos arquivados (os do Portas já fazem um baralho de cartas)? O défice de 7% que deixaram? Manuela Ferreira Leite?? O grande contributo da MFL para a democracia foi ter recuado num imposto quando os taxistas prometeram bloquear os acessos a Lisboa...
Isto n é esperanca. É acreditar que fogo não queima.

tf

João Manaças disse...

Tiago

O Sócrates combater a corrupção??? Essa é a melhor que já ouvi...
Então o homem mandou o Cravinho para fora de Portugal quando ele apareceu com o pacote anti-corrupção. Recusa-se a criminalizar o enriquecimento ilícito. Para além do Freeport, da casa em que declarou metade do seu valor comercial, da pensão de 2000 eur para a mãe que nunca trabalhou, da farsa do título académico e de outros tantos escândalos... o que é preciso mais para perceber o carácter do "engenheiro" sócrates???

Os 2 anos de governação do Barroso / Santana não deixam saudades nenhumas. Nem acho que a MFL tenha um perfil executivo forte. Mas é uma pessoa honesta, tem um nr 2 muito bom e já prometeu que com ela as obras públicas faraónicas vão para a gaveta.

Já do Sócrates sei o que podemos contar. Em 4 anos de governação vai deixar-nos um país:
- com maior dívida pública
- com pior rating internacional
- com um défice previsto de 7% no final do ano
- com a carga fiscal máxima que há história em Portugal
- com o desemprego nos 2 dígitos (está lá quase...)
- com mais compromissos financeiros já assumidos para os próximos anos (scut's e cia)
- com um PIB (em termos reais)igual ao de há 4 anos atrás
- uma educação que se afunda cada vez mais
- com o investimento externo em declínio permanente

Das grandes reformas que prometeu ficaram:
- introdução dos genéricos
- cartão do cidadão (dá muito jeito)
- reforma da segurança social (que consiste na minha geração receber metade do que teria direito daqui a 30 anos).
- mais alguma???

O homem até pode ser o rei da propaganda (muito maquiavel teria a aprender com ele), mas não disfarça, é o coveiro de Portugal e o golpe de misericórdia seriam os tgv's, as pontes e aeroportos...

Tiago Franco disse...

João,
nem acredito que fales na dívida...
Foi este governo que na primeira metade da legislatura reduziu o défice para 3% (o Santana deixou 7%...e não foram 2 anos de PSD/PP).
O aumento da dívida (que nos coloca onde estávamos é um facto) aconteceu num cenário da maior crise dos últimos 60 anos. Imagina como enfrentaríamos a crise se o governo PSD/PP e o seu despesismo estivessem em funcões.
Falas da reforma da educacão. Existem dúvidas que os professores têm que ser avaliados? O modelo poderá n ser o melhor mas que hipótese teve o governo de o melhorar? Que culpa tem o governo de lutar sozinho contra a oposicão e Fenprof durante 2 anos, qdo estes n apresnetaram uma única alternativa e se limitaram a exigir o fim de qq avaliacão? Isto é culpa do governo? O erro foi terem recuado, mais nada.
Também não vale a pena falar em casos...
Portas, ministro do governo Barroso promoveu 35 oficiais para conseguir chegar a uma cunha que estava bem atrás na linha. Sabes o custo disto para os cofres do estado? O mesmo Portas do caso Portucale e da Moderna, o mesmo Portas que vê arquivos desaparecerem quando a ministra da justica era do CDS. Casos no PSD? Comecemos pelas casas oferecidas pela CML de Santana. Passemos pelo contracto vitalício da Lusoponte com F.do Amaral dos dois lados da corda. Continuemos com os quadros do PSD encostados nessa fábrica de lavar dinheiro que foi o BPN.
É escusado. A máquina pública é um peso morto e nenhum partido do bloco central pode fazer seja o que for porque todos estão presos.
Falas no investimento externo: esse investimento, desde que deixámos de ter mão-de-obra barata só existirá quando formos especializados. Isso significa melhor formacão o que nos leva para a reforma da educacão, que a Fenprof bloqueia e a oposicão aproveita.
Falas do TGV. Fará sentido ficarmos fora da rede de alta velocidade. Eu acho que não. Acho essencial a ligacão entre capitais (Lx - Madrid). Todas as outras são uma asneira sem sentido.
Falas no aeroporto. Imaginas o perigo de ter um aeroporto internacional em cima da cidade? Imaginas os lobbys (manutencão, novas obras, taxistas) que ali estão instalados? A cidade cresceu para cima do aeroporto até o tornar um perigo e ninguém fez nada para o evitar. PS ou PSD.
Falas do Freeport. Não achas estranho que tudo aconteca em ano de eleicões com intervalos de 4 anos? Não é bom demais para acreditar?

Tiago Franco disse...

Falas na reforma da seguranca social. Deves saber melhor do que eu que o sistema actual é impossível de suportar. Deves saber que há décadas que o nosso país paga o que não pode e promete o que não tem. É por isso que temos um buraco financeiro e uma dívida externa. Sabes também que a manjedoura de Bruxelas está quase seca. Há que enfrentar a realidade. Sabias que Portugal (comparativamente) paga mais na reforma do que a Suécia? Não achas isso estranho de compreender? Parece-te que é Sócrates o culpado por dizer a todos que isso não é possivel?
Insisto nisto: confio na justica e se Sócrates é desonesto (Freeport, Independente, etc) espero que tenha um guia de marcha. Até isso ser provado, eu vejo tentativas de reforma a serem bloqueadas por poderes instalados.
Tb já o disse, a meu ver a grande falha deste governo é canalizar o inv publico para a rede de auto-estradas. É uma autêntica calamidade.
Uma ultima referência para o PSD cuja honestidade apregoas. Foi nesse partido que Valentins e Isaltinos meteram ao bolso tudo o que conseguiram e quando chegou um líder (M.Mendes) que os afastou (sem no entanto tocar no cacique da madeira...), acabou por cair.
PS e PSD estão minados por dentro.

João Manaças disse...

Tiago

1.Avaliação na Educação
Acho que todos os funcionários públicos devem ser avaliados. Como a minha mãe é professora tive a oportunidade de ler a legislação sobre o tema. Parece ter sido escrita por algum perturbado mental, com a inteligência de uma lesma e sem a mínima noção da realidade.

2.Reforma da Segurança Social
Como te disse, foi das poucas coisas boas que este Governo fez.

3.Honestidade
Desonestos nos 2 partidos de poder em Portugal é coisa que não falta.
Do que te falo é da diferença entre o Sócrates e a MFL.
Também nada ainda foi provado contra o Isaltino, mas como não somos parvos, percebemos o que se passa.
Tu confias na Justiça. Eu não.
Tirando o Vale e Azevedo, não vi nenhum caso (dos muitos que já apareceram) que metesse pessoas ligadas ao poder a serem acusadas e penalizadas.

4.Crise
Antes da crise Portugal estava no fundo das tabelas de crescimento do mundo inteiro. Durante a crise mantém-se. A crise é o maior alibi para o Sócrates, serve de desculpa para tudo. Mas a crise conjuntural do resto do mundo, é posterior à crise estrutural de Portugal, que Sócrates não só não resolveu como ainda agravou mais

5.Obras Públicas -
TGV - na Suécia, um país muito mais rico e extenso que Portugal, há algum TGV?
Faz sentido gastar o que está previsto para diminuir em 30 mins a distância Lx-Porto?
Aeroporto - boa parte das capitais europeias têm mais do que 1 aeroporto. Não vejo a necessidade de fazer um mega-aeroporto de uma só vez e destruir a Portela. O risco de um acidente é uma falsa questão (se aplicasses esse dinheiro na Saúde salvarias muito mais vidas do que as mortes causadas por um improvável acidente).
3a ponto sobre o Tejo - no comments

Há um lóbi que alimenta o PS. O PS tem de pagar de volta. Por isso querem fazer tantas obras públicas desnecessárias e caríssimas.


6.Governo Durão Barroso / Paulo Portas
Foi muito mau, especialmente quando chegou o idiota do Santana Lopes. De qq forma, não é esse que irá a votos.
Não sou "adepto" do PSD, mas a verdade é que o melhor governo do pós 25 Abril foi um do PSD (reconhecido internacionalmente como um caso de sucesso).
E um governo de coligação PS/BE seria uma verdade desgraça nacional.

Anónimo disse...

João,

1. Avaliacão na Educacão
Eu tb tive oportunidade de ler a proposta do governo. Nunca disse que ela era boa. O que eu nunca vi foi uma contra-proposta da Fenprof ou da oposicão. A posicão reinante é "deixa ficar como está" e isso além de ser inaceitável provoca atrasos na educacão que n podem ser atribuidos ao governo.

3. Honestidade
No caso do Isaltino há provas e vieram da boca dele. Cito: "como não sabia o que fazer ao dinheiro que sobrou, depositei-o numa conta na Suica"

4. É um facto que Portugal nunca saiu da sua própria crise e q esta é anterior à crise mundial (e continuará qd esta acabar). O que tb é um facto é que mesmo assim, antes da crise mundial a situacão do país era melhor do que aquela que foi herdada.

5. Obras públicas
Sim, a suécia n tem TGV nem 10% das auto-estradas que Portugal tem. Na Suécia um ministro caiu porque tinha uma mulher-a-dias não declarada na seguranca social e acho que isso chega para falar nas diferencas de transparência e no nivel de corrupcão.
Eu já defendi que a ligacão Lx-Porto é uma asneira.
Tb acho que a Portela + 1 poderia ser uma boa hipótese, ficando a Portela como "city airport". Aqui era uma questão de números e de reduzir os voos na portela. Qto a aplicar mais dinheiro na saúde é que não pode ser. Como sabes Portugal já é um dos países do mundo que mais gasta dinheiro na saude. Aqui o segredo não é mais dinheiro mas sim, melhor gestão. Voltando ao exemplo sueco, os cuidados grátis de saúde, embora suficientes, não seguem a política de "saco sem fundo" usada em Portugal. Há moderacão na oferta pública e isso evita entre outras coisas, a falência do sistema.
O lóbi que alimenta o PS é o mesmo que alimenta o PSD. Algumas construtoras investem nos dois partidos. É como apostar em todos os números da roleta...

6. Gostava que te lembrasses que foi nesse "governo de sucesso" que comecou a distribuicao descontrolada de fundos comunitários sem outro resultado prático q n fosse deixar o país dependente de subsídios (foi aqui que se aprendeu o termo a "fundo perdido" que só serviu para criar patos bravos). Dinheiro espalhado, sem políticas de investimento, sem qq criacão de riqueza, sem qq controlo de produtividade ou resultados. Foi tb nesse governo que se comecou a rasgar o país de auto-estradas.
Embora ache que o BE n é um partido de governo, não estou tão certo que não pudessem ser um bom fiel da balanca para um governo de esquerda.

tf

João Manaças disse...

Tiago

Sócrates piorou a crise que herdou, pois o que fez de estruturalmente marcante foi no sentido de debilitar a capacidade do país gerar riqueza.

A única grande bandeira do PS, o controlo do défice, foi feito através do aumento de impostos, e não através da diminuição da máquina do Estado. Mas este ano o défice já será de 7%.

A dívida pública aumentou mais de 10 pps neste período.

O índice de desigualdade de distribuição de riqueza aumentou

O Estado pesa cada vez mais na economia. Já mais de 50% da produção do país passa nas mãos do Estado.

Sócrates prometeu grandes reformas, mas a montanha pariu um rato. Temos a Seg Social e os genéricos. De resto é tudo fogo de vista. A avaliação dos professores é uma piada de muito mau gosto, mais valia terem estado quietos.

Atrás da propaganda não há nada.


Cavaco Silva começou as auto-estradas. Antes do CS chegar ao poder demoravas mais de 8 horas entre Lx e Porto. E para o Algarve umas 5... Eram absolutamente necessárias.
O que o Sócrates tem vindo a fazer e quer continuar a fazer é auto-estradas redundantes (agora temos uma 2a auto-estrada Lx-Porto que está vazia), e auto-estradas no meio de zonas onde não passa ninguém.

Quando o CS chegou ao poder tínhamos défices enormes, inflação com 2 dígitos, muitos sectores económicos absolutamente obsoletos e de 3º mundo. 5% da população acabava os estudos e ia para a universidade. O FMI tinha estado cá recentemente pois Portugal tinha uma dívida pública descontrolada.

Apesar de muitos erros que se fizeram, Portugal manteve txs de crescimento do PIB na ordem dos 3%, convergindo com a Europa. Ficou com um bom nível de infra-estruturas básicas (necessárias!). Quando o CS saiu, 20% dos alunos seguiam para as universidades. A dívida pública era inferior a 60%, um dos valores mais baixos da UE.


Quando fiz o mestrado fora de Portugal em 2002, apresentaram Portugal como um dos 10 casos de sucesso na gestão macro-económica.


Hoje o ambiente é bem diferente. Divergimos da Europa, dívida pública crescente, ambiente totalmente desfavorável ao investimento, carga fiscal cada vez mais asfixiante, reformas da administração pública por fazer...


A propósito, parece que os europeus se começam a fartar do Estado Socialista. Nos últimos anos passou a ser o centro direita a ter o poder na Suécia e Dinamarca (o que é inédito). Agora o PPE foi o grande vencedor.
Alemanha, França, Itália (mesmo com um PM execrável) e Holanda já tinham governos de centro-direita.

Agora, tudo parece apontar que os Conservadores no RU e Populares em Espanha serão os próximos governos de centro-direita.

Apenas em Portugal temos o estranho caso do PC (talvez o último "dinossauro" da Europa Ocidental) e do BE, excelente comunicação, mas sem qq capacidade de ser governo, excepto se quiseremos transformar Portugal numa Venezuela.

Anónimo disse...

Comecando pelo fim.
Existe realmente um governo de direita na suécia mas essa não se pode considerar a normalidade do país. Foram os governos socialistas que construiram este país como hoje se conhece durante décadas.

Sobre o Cavaco:
eu não discuto a utilidade da A1 ou da A2 (que não foi ainda assim terminada por ele), mas se pesquisares um pouco verás que não acabou aí o gasto em Alcatrão. Parece-me também natural que o país tenha melhorado as suas infra-estruturas depois do governo PSD. Foi nessa altura que o dinheiro comecou a jorrar. Era muito dificil a qq governo, por muito mau que fosse, n apresentar sinais externos de desenvolvimento. Segundo consta, Cavaco governava o país com 3 orcamentos: o geral, o da CEE e o resultante da privatizacão da banca, seguros, etc. Com tais condicões, era difícil deixar tudo na mesma. Contudo diz-me: o que fez Cavaco para preparar o país na vertente da educacão? Eu digo-te: nada.
Eram 5% os que iam para a universidade? 20 anos depois são 9%. Qual foi a contribuicão do governo Cavaco? Quem é que comecou a distribuir fundos sem exigir resultados? Quem é que não investiu em mão-de-obra técnica especializada (a única forma de um pequeno país ser competitivo)? Quem é que comecou a alimentar estes abutres que vivem na dependência do Estado?
João, o CCB tinha um orcamento de 6 milhões e ficou por 40. Foi o inicio do conceito "derrapagem". A máquina estatal como hoje a conhecemos e não conseguimos desfazer é obra do Cavaco.
A suécia é um estado socialista e a forma como o estado funciona leva-me a pensar que sem corrupcão, esta é a forma certa de crescer.
O Cavaco, no seu tempo, encheu o país de betão (mto para lá do necessário). Políticas educativas e investimento em empresas tecnológicas (que era a aposta certa na década de 80/90) foi nulo.
Investimento no turismo, que tb seria uma boa saída para Portugal foi aquele que está exposto na costa algarvia. Acho que não preciso comentar.

tf

João Manaças disse...

Tiago

Em 1986/87, 8% da população dos 19 aos 23 anos estava no ensino superior. Em 1997/98 este valor tinha evoluído para 23%. É uma evolução fantástica.

Muitos disparates se fizeram no período do Cavaco Silva. Alguns por culpa do próprio, muitos por culpa dos seus ministros. Não ponho isso em causa.

O que te digo é que o balanço é positivo. Não foi por acaso que os Portugueses o acabaram por eleger para PR.
- Controlo da inflação
- Controlo das contas públicas
- Infra-estruturas básicas
- Política de privatizações bem conseguida
- Crescimento económico sustentado
- Diminuição da dívida pública

Dos 4 anos de Sócrates, muito pouco de positivo há a tirar, e muito de negativo a apontar.


Sobre a dimensão do Estado:
Quando a população é responsável e honesta e há mecanismos de controlo, pode haver muitas vantagens (em particular através da diminuição de desigualdades) com poucos riscos.

No entanto, quado se fala de um país, como Portugal, onde a corrupção abunda, onde há desonestidade, aproveitamentos dos caciques locais, falta de poder e de isenção dos organismos de controlo e fiscalização, nestes casos aumentar o poder e dimensão do Estado resulta em parasitismo, em abusos de poder, em caciquismo, em utilização imprópria de dinheiros públicos.

Anónimo disse...

João,
é uma evolucão fantástica e de leitura "particular", para ser amigo.
Em 2002, apenas 9% da populacão activa tinha CONCLUÍDO um curso superior (relatório da OCDE). O que significa que continuamos muito abaixo da média da OCDE (29%). A evolucão no ensino é muito pequena e não culpa apenas o Cavaco. Considero apenas que ele foi o primeiro com a hipótese real de fazer algo (tinha dinheiro para investir) e se a educacão tivesse sido uma aposta durante 10 anos, não estaríamos onde estamos hoje. Sócrates tentou mexer, mas foi barrado desde o primeiro minuto.

Rita Maria disse...

Nao sao mexilhoes?

(isto aqui no meio de uma discussao séria...enfim...)

Anónimo disse...

Ou isso :)

tf