quinta-feira, junho 25, 2009

Dizem-me que migalheiro também está certo...mas não me soa bem!

Francisco Loucã, na minha opinião, a única oposicão que Sócrates enfrenta na AR tem o péssimo defeito de usar, de quando em vez, a argumentacão do caso isolado ou da demagogia pura.
Quando se debate a educacão a nível nacional, tira da cartola o exemplo de uma escola perdida num bairro de Leiria onde uma crianca com 3 bracos e 4 pernas não tinha direito a subsídio porque não conseguia bater palmas. O contributo para a discussão séria acaba por ser nulo.
Ontem, no debate quinzenal, lembrou Sócrates o candidato a PM que se escandalizava com 7% de desemprego em 2005 e o que diria então, Sócrates o PM, com uma taxa de desemprego de 10% em 2009?
Ora...isto é como responsabilizar o Obama pela invasão do Iraque ou o Manuel Luis Goucha pela ganância de Wall Street.
A taxa de desemprego sobe em todo o lado. A economia portuguesa, como Loucã sabe melhor do que ninguém, é dependente do que se passa além-fronteira. O cenário em Portugal não foge da média europeia, como podem confirmar aqui.
Que culpa tem Sócrates do panorama internacional? O governo tem-se endividado para pagar salários a trabalhadores em lay-off, como foi o caso da indústria automóvel em Dezembro passado e como se prepara para fazer com a Autoeuropa agora (quando o PM diz que o governo está disposto para colaborar com os trabalhadores em lay-off, isso significa dinheiro...). Criaram-se pacotes de incentivo e linhas de crédito para empresas. O que é que ele pode fazer mais para garantir emprego? Criar mais ministérios?
Isto não é uma discussão séria e só empobrece a nossa democracia e os nossos representantes na AR.
Já me tinha habituado a ver dirigentes do PSD, enquanto ministros, assinarem acordos europeus para a alta velocidade (TGV) e depois fingirem que são contra enquanto oposicão. Também já tinha visto o ministro da defesa rebentar o orcamento em dois submarinos e depois, na oposicão, fazer contas para aumentar o subsidio dos velhos e dos agricultores. O que não tinha visto ainda era um reputadíssimo economista culpar uma moeda pela destruicão do mealheiro.

1 comentário:

Tété disse...

Adorei a imagem.

Tive de a roubar ;)