quarta-feira, junho 17, 2009

100m barreiras


Um primo muito chegado do Einstein, que por acaso trabalha na administracão aqui do estaminé, constatou que ao fim de 6 meses a despedir "operários" tinha exactamente o mesmo número de chefes. Três razias depois e com mais de 600 engenheiros a cantar no metro, o número de chefes era exactamente o mesmo. Com umas mudancas no organigrama para confundir e não parecer mal mas, cabeca por cabeca, todos nas mesmas cadeiras.
Posto isto, nova comunicacão aos colaboradores para novo despedimento colectivo, agora de 100 pessoas. Escusado será dizer que entre a malta que não usa camisa (onde me incluo) pairou a esperanca de serem outros a levar com o chicote desta vez. Mas convenhamos...ninguém despede 100 chefes. O resultado é óbvio e o grosso dos despedimentos vai afectar a arraia miuda. Ouco palavras de descontentamento entre os meus colegas e não é razão para menos. Em agosto é esperada uma nova vaga de despedimentos (a 4a se não lhes perdi a conta...) e as 1000 pessoas faladas em janeiro como o "pior cenário" já não estão longe. Ao mesmo tempo vemos os mesmos previlégios e regalias para todas as chefias. Que são muitas e desnecessárias dada a reducão de 25% nos quadros da empresa.
Teixeira dos Santos dizia no outro dia que a crise está para durar. Eu diria que 2009 vai ser um ano dolorosamente "longo". Há uma sensacão de desconforto que ninguém disfarca. Vivemos um gigantesco Big Brother esperando pela próxima "nomeacão".
Escapar a isto comeca a ser tão real como passar entre as gotas da chuva.
Estamos claramente em modo "salve-se quem puder" e o cenário na cidade está longe de melhorar.
A crise não abranda e a Suécia continua a ser muito massacrada. Há uma perspectiva de retoma no final deste ano ou no início de 2010. A questão, antes como agora, é saber quem lá chega.

2 comentários:

catarina disse...

desde o princípio que esta crise, entre um piscar de olhos irónico e um sorriso envergonhado, sugeriu que não teria vindo para todos.
whatever.
será muito egoísta da minha parte esperar que tu, e os outros todos que eu conheço, se safem?

snowgaze disse...

é como aquela anedota dos 8 gajos a remar e um a dar ao chicote... como não ganham a corrida no ano seguinte passa a ser um a remar e 8 a dar ao chicote...