sexta-feira, dezembro 12, 2008

Welcome to the jungle, we've got fun and games



E eis que chega 6f.
Em boa hora se me é permitida a confidência.
Esta semana, em termos profissionais, foi sem dúvida a mais complicada destes anos que levo a virar frangos.
Já todos foram informados. Cada um de nós sabe por esta altura do campeonato se deve correr para o monster.com ou para a máquina de café.
Aqui, no fabricante de autocarros para a carris, tudo voltou à normalidade. O terror do início da semana deu lugar à tranquilidade. Os que por cá continuam podem voltar à rotina de 15 cafés por dia e 19 intervalos para bolo. Quando vier o próximo susto logo se trabalha mais um bocadinho.
No outro estaminé (o que me paga) a coisa foi mais séria. Muitos dos meus colegas mais próximos foram despedidos. Vi gente a chorar, desesperada, inconformada e sem saber que rumo dar à vida. Há palavras e imagens desta semana que nem tão depressa vou esquecer.
Na angústia do momento, vi pessoas a perguntar: "porquê eu?"
Aconteceu mais do que uma vez, com diferentes pessoas e nestas coisas da sorte, raramente falho…
Tive a "sorte" de estar por perto quando um colega foi informado do seu infortúnio (porque é que não fui mijar??). Olhou para mim e disse: "Porquê eu e não tu? Eu estou cá há mais tempo!"
Eu sabia explicar em poucas palavras o porquê. Até sabia os detalhes que o tinham conduzido ali. Numa perspectiva construtiva, até teria sido uma boa oportunidade de o ajudar para que não cometesse os mesmo erros no futuro.
Mas…não se casca em quem já está de gatas.
A pedagogia fica para outras núpcias.
"Lamento o que te aconteceu, também não sei porquê…posso ajudar-te com o cv, empresas, qualquer coisa?", foi a minha resposta.
Outro colega, com idêntica "sorte", não teve tanta paciência e desancou (com argumentos) um gajo que lhe repetiu idêntica pergunta.
Depois da selva que foi esta semana, os macacos travam-se de razões tentando procurar justificacões para o sucedido.
Estou certo que se criaram alguns ódios. É uma pena, mas também é inevitável. Ninguém quer estar fora. Compreende-se perfeitamente.
Agora há que seguir as notícias e rezar (para quem sabe).
Obama parece querer injectar qualquer coisa na GM e na Ford, mas para já o senado bloqueou a ajuda. O governo sueco também já fez as contas à vida e resolveu disponibilizar uns trocos para a indústria.
O cenário não é animador.
Apertem os cintos e respirem pouco, as previsões apontam para dois anos desta vida.
Depois volta o el dorado.
Aqui ou em qualquer outro lado.
Epá…não era para rimar.
Mas que se lixe…fica assim.
É sempre uma boa forma de acabar.
Bolas…rimou outra vez.
Assim já dá muita cana.
Ok, agora é a valer.
Adeus e bom fim-de-semana.

5 comentários:

RN disse...

Olá,

Fico satisfeito por saber que escapaste à guilhotina.

Porquê? Não sei, nem te conheço, mas pelo que escreves, pareces bom rapaz :)

Bom fim-de-semana,
RN

Ps. Reparaste que o teu texto está em duplicado?
Olá,

Fico satisfeito por saber que escapaste à guilhotina.

Porquê? Não sei, nem te conheço, mas pelo que escreves, pareces bom rapaz :)

Bom fim-de-semana,
RN

Ps. Reparaste que o teu texto está em duplicado?

Sandrinha disse...

Copy paste, paste!?

Tiago Franco disse...

Obrigado pela dica :)
Escrevi no word e fiz o clássico paste, paste!

tiago.bernardo(astronauta) disse...

Pelo que me deu a entender, a "guilhotinada" até foi aplicada de forma justa, dado que tu até tinha argumentos para justificar o facto do teu colega de trabalho ter sido um dos escolhidos...
É porque parece que para alguns o "estar lá há mais tempo" seria argumento suficiente para não ser escolhido.
E "trabalhar", mesmo, não serve de argumento?... E "trabalhar _com qualidade_", não serve de argumento?
É como os coitadinhos dos professores portugueses, não querem ser avaliados... (desculpem, não querem ESTA avaliação)...
Como diz o outro cromo da TV: vão mas é "tgabalhar", seus malandros! Vocês querem é aparecer...

Viva a selva justa!

Rita Maria disse...

É muito duro, aqui também foram 10....