terça-feira, janeiro 15, 2008

A orquestra

Calmo e tranquilo ligo o rádio.
O cd é o mesmo há 2 meses.
Um dia, sim um dia, vou trazer aquela caixinha onde guardo outras opcões musicais.
Mas com calma que a preguica será sempre uma forma de arte.
Rodo a chave.
O carro pega.
E é isto.
Pega e não chateia.
Neste país tropical, o velhote, a um ano de completar a sua primeira vintena pega sempre ao primeiro esticão. Valente!
Sigo o caminho e canto as músicas que já sei de cor desde os 14 anos (sim Tiago, é esse ao vivo no armazém 22!).
O carro acompanha como pode. Eu canto e ele, entre molas velhas e chapa cansada, faz a percussão.
Já conheco todos os ritmos que ele usa para entrar no espectáculo. Mas respeito-o. Quem não ginga preso por arames?
Puxava eu pelo pulmão quando ele desafina. Crác diz ele, quando ali entrava sempre com um tóing.
Huummm....baixei o rádio e deixei-o cantar a solo.
Esperava o tóing, tóing da mola velha ao passar na lomba. Insistia no crác, crác desafinado.
Parei. Debaixo deste sol que tipicamente enche a escandinávia em janeiro, dei aquela volta de quem percebe do assunto .
Olhei para os quatro pneus. Abanei-os com o pé.
nhonga, nhonga diziam eles. Tudo bem.
Ao quarto ouvi tlim, tlim.
Resolvi tirar as mãos dos bolsos.
Baixei-me e de cócoras (que bela palavra para se escrever) abracei o pneu. Dei-lhe um abanão dizendo em surdina: "Então pá? Que mariquice é essa? Aqui está frio e eu quero voltar para a sofage !!".
Ele não se sensibilizou e respondeu com um tlim, tlim, tlim.
"Quero o Santos!!!", gritou.
Muito bem. Não gosto de gente contrariada e passei no Santos.
Xiiiii cára!! Partiu essa pécá nú amortecedô. Tem qui tirá e metê nôvú.
Quanto?
Aí...miú dá peca, míu-dôis míu prá mexê...
Humm....
I si muda dum ládú, têm qui mudá dú outrú.
Mas...
É Tjiágú...sinão, numa semana quebrô ú outrú támbéin!!
Quanto?
Aí.....máis miú.....
Total?
5000 miú, maís coisa, menús coisa.
Fazemos o seguinte Santos, no domingo vou de férias e...
Ai é? Vái prá ondji? Vái com a isposa? Jóia dji pessôa! Tudo dji bôm prá vocêis!
..e por isso arranjo no regresso. Dentro de um mês passo cá.
Máis porrrquê? Diz à hóra i ú vôo e nóis vamú lâ pegar o carro nú aéróporrto. Quando tú chega, aí deixâmú o carro ti esperêndú!
Quanto?
Náda. É camaradágem com ús clientxes.
Se é camaradagem tudo bem.
A propósito, conheces o BES ?




Ps - Tenho que fazer esta nota para não deixar uma impressão errada. O Santos, a pessoa que me desenrasca todas as dores do carro, tem, ao contrário dos servicos suecos, uma disponiblidade total 12h por dia. Qualquer coisa que seja necessária fazer no carro ele faz, nem que a oficina esteja a 5 minutos de fechar. Resolve os problemas mecânicos, eléctricos, lava o carro, vai com ele à inspeccão e nunca diz que não.
Tem um jogo de anca muito brasileiro a que eu acho piada e ao qual dou valor enquanto emigrante. Ele não foge do trabalho. Não o faz de graca, mas é um autêntico faz-tudo.
No outro dia liguei e perguntei se eles vendiam pneus. Eu sei que não vendem, mas a resposta foi: "Claro, é a nossa especialidade!". Desligou o telefone e foi a um fornecedor de pneus buscá-los. Desenrasca-se e cobra por isso. A camaradagem de ir buscar o carro ao aeroporto deve-lhe ter passado pela cabeca enquanto falávamos ao telefone.
Ali há tudo. Como na farmácia.
Basta levar o dinheiro. Em nota! Cartões são para jogar ao monopólio.

7 comentários:

snowgaze disse...

quando vi os 5000 assustei-me. mas depois fui fazer a conversao (lembrei-me que por aí nao há aéreos) e já me pareceu mais em conta.

Vivian disse...

Se não fosse a pronúncia, até diria que era "tuga", pelas características tão acentuadas :P

Vivian disse...

Mas, confessa lá, ainda mantens aquele ódiozinho de estimação por oficinas ;)

Anónimo disse...

O Santos consegue o milagre de me puxar pelo bolso e fazer rir ao mesmo tempo. Não sei como, mas o gajo consegue!

Inês disse...

Ó Tiago... Este texto está demais :) Ao teu nível aliás...

Rosa disse...

A minha famácia não vende pneus... 'tá mal!

Anónimo disse...

Estava a ler o texto e como dizia o outro, na cabeça entrou: blábláblábláblábláblábláblá Armazém 22 blábláblábláblábláblá. :) QUE SOM!!!! :) Por acaso já não ouvia há algum tempo, e durante umas jornadas "trolha-faz-tudo" que iniciei à pouco tempo em casa, tenho ouvido esse sonzaço(que bela palavra)!!!! Meeeemóóóóriiias