quinta-feira, agosto 09, 2007

O Zé que não faz falta

Zé, o Sócrates ligou para Zé, o Eduardo e disse-lhe:


"Zé, lembras-te daqueles 700 milhões de USD que me deves?"
"Lembro pá…mas os tempos estão maus e ainda agora fechei a marquise e..."
"Pronto, pronto, pronto…não se fala mais nisso. Em nome da Lusofonia, Portugal perdoa a dívida de Angola."
"Zé, Zé….deixa-me enviar-te 500 Kg the marfim embalados em paletes de diamantes, pá!!!"
"Não, não…deixa-te disso..ainda estou queimado com a história do curso. E o que fazia com tanto marfim?? Vendia ao Berardo??"
"Mas e uns diamantes?? Podias oferecer às tuas mulheres..."
"Mulher Zé, mulher. Nós só temos uma mulher! Não deixa estar…tinha que declarar os diamantes e depois de pagar os impostos ao estado, nem um brinco fazia."
"Zé…mas afinal quem manda aí?? Membros do governo a pagar impostos?? Tu não aprendes nada??"
"O que é que queres? Os gajos da UE apertam connosco. O Durão já não é maoísta e acho que embirra comigo! Schuiiff"
"Zé, Zé, Zé…como é que te posso ajudar?"
"Já foi bom desabafar. Obrigado camarada!"
"Estamos cá para isso. Quando passares em Luanda manda um sms para bebermos um conhaque."
"Sms? Pensava que Luanda não tinha rede móvel?"
"Luanda não."



Apanhei esta transcricão e fiquei contente pelo perdão da dívida. Há que ajudar os nossos parceiros do mundo lusófono e nestas coisas de dinheiro, nós somos uns mãos largas.
Eu, que também sou lusófono, resolvi contribuir alinhando umas ideias para Angola. Como aplicar agora o dinheiro que seria canalizado para a dívida ao longo dos anos? O que é que dá jeito? Mesmo, mesmo jeito?
Deixa cá ver….
Emprego. Transportes públicos. Vias de comunicacão (sem minas de preferência). Hospitais. Habitacões decentes. Universidades. Planeamento celular. Internet…olha, lembrei-me de uma gira…democracia. Já nem vou falar na ausência de corrupcão, porque isso era o mesmo que dizer que o filho da galinha é o pinto e eu não me chamo Delgado.
De que é que o Zé-enche-o-bolso-Eduardo se lembrou?
De uma nova capital.
Como ? Transferir o centro de decisões do país de Luanda para Benguela, Huambo ou Lubango?
Não. Construir uma capital nova a norte de Luanda.
Ahhhh…era o que eu ia dizer já a seguir. Depois daquela parte das minas.
E, como o Zé não faz as coisas por menos, quer uma nova capital 4 vezes maior do que Brasília. A obra deve demorar uns 16 anos e para o projecto foi sondado nem mais nem menos do que o "criador" de Brasília, o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer.
Niemeyer tem 100 anos, mas o Zé mandou aprovar um decreto no parlamento angolano (sala de bilhar do palacete onde vive) que lhe atribui vida até aos 120.
Assim sim.

3 comentários:

Anónimo disse...

Democracia em África é algo de muito complicado que não se vai conseguir de imediato. É um trabalho de gerações, que irão ainda ser protagonistas de muitas guerras tribais antes de se conseguir aquele desiderato. A nova cidade é a grande obra que o Zé quer deixar para a posteridade. Se reparares para a história, todos os ditadores têm o mesmo desejo. Entretanto, alguns irão ganhar fortunas, enquanto o povo continuará a tentar sobreviver. É infelizmente o nosso mundo.

Inês disse...

Nunca tinha ouvido tantas histórias sobre Angola como agora que entrei no mundo de trabalho (que está intimamente ligado com Angola). Confesso que fico impressionada com muitas histórias contadas em 1ª mão. A democracia é apenas um contexto vago e da corrupção nem vale a pena falar. Mas dinheiro? Dinheiro não é coisa que falte por lá... Bem... a alguns...

Sandrinha disse...

"olha, lembrei-me de uma gira…democracia."

haha hahaha!!
O que eu me ri com esta!
Boa, muito boa!