domingo, fevereiro 04, 2007

Cinema

Fim-de-semana de cinema.
Decorre o 30º Festival Internacional de cinema de Gotemburgo. Hipótese de ver bons filmes (que normalmente não aparecem no circuito comercial) a preços mais reduzidos.
Duas boas dicas:
"I only wanted to live" - Documentário feito em 94 sobre os judeus italianos deportados para Auschwitz durante a ocupação alemã. Muito forte e profundamente verdadeiro, eu diria que é de visionamento obrigatório para que não fiquem dúvidas sobre o maior drama humano do séc.XX .
"Holly" (foto) - Filme baseado no drama da prostituição infantil no Cambodja. Um assombro.
O negócio da prostituição de menores é a maior fonte de rendimentos da economia Cambodjana. Desde as autoridades até aos tentáculos da mafia, todos estão envolvidos na exploração infantil. O argumentista (presente na sala) referiu as dificuldades (ameaças de morte incluídas) experimentadas na rodagem do filme. Todo o negócio é exposto (as imagens são do "districto vermelho" e não de estúdio) e por isso a irritação das autoridades locais. Um desempenho fantástico de alguns consagrados (como Chris Penn) mas principalmente a revelação ao mundo de uma perfeita desconhecida (que segundo o argumentista foi descoberta a 5 min de embarcarem para o Cambodja) no papel de Holly (rapariga da foto). Se tiverem oportunidade não percam este filme.

Sem comentários: