quinta-feira, janeiro 04, 2007

O desgaste rápido

Passando os olhos pela notícias reparo que a malta da bola ameaça fazer greve.
Aí está um sindicato de que não se ouve falar muito mas que também parece ter razões de queixa.
Corro mais umas linhas e chego ao motivo da queixa: dinheiro. Não será algo original, mas ainda assim fico curioso de perceber como é que esta classe pode ter falta dele.
Ao que parece os futebolistas têm um regime especial de pagamento do IRS, que na prática lhes permite fazer descontos apenas sobre parte do salário (60% julgo). Isto significa que quase metade vai em regime de "off-shore" para o bolso. A alta competição é tida em conta como profissão de desgaste rápido, tal como mineiros e pescadores. Acho piada meterem jogadores da bola no mesmo saco de mineiros e pescadores. Qualquer semelhança no que toca a desgaste e dinheiro, será nestes casos pura coincidência.
Evitando aquelas análises populistas do "ganham milhares e não pagam nada", gostava de perceber porque é que um futebolista profissional não desconta o mesmo que qualquer trabalhador?
É um facto que trabalham menos anos, mas qualquer profissional (I liga e Divisão de Honra) ganha em Portugal umas boas centenas e em média muito mais do que qualquer Português. Porque pagam menos impostos?
Porque tem o comum do Português que ganha 100 cts contribuir mais(proporcionalmente) para o orçamento de estado do que um jogador que recebe milhares ou um banco que cresce 10 vezes mais que qualquer empresa em solo nacional?
Há aqui qualquer coisa de injusto. Digo eu.
Sócrates, não te encolhas e aperta com eles!

5 comentários:

Rui Silva disse...

Concordo. Mais com os bancos do que com os futebolistas propriamente.

Anónimo disse...

Fartei-me de chorar ontem com essa notícia...

Anónimo disse...

Essa ameaça de greve é de rir!
Está bem que a profissão deles pode até ser considerada de desgate rápido (eu adaptaria para carreira de curta duração), mas, valha-nos Deus, estes senhores ganham mais em 15 anos de carreira do que o comum portuga em 4 vidas!!!

ET

Diário de um Anjo disse...

Apoiado!!!

Ana disse...

Pois esta greve é uma afronta a todos os portugueses.
Que haja um regime especial de IRS para trabalhadores com carreiras de desgaste rápido ( eu devia estar incluída nesse regime ) até compreendo , quando falamos de salários minimos e até médios, nos quais se podem incluir jogadores de futebol da 2ª divisão , sendo que alguns deles não ganham muito mais que 500,00€por mês. Mas regime especial para ordenados de valores exorbitantes ( lá está , o que 4 portugueses ganham numa vida ou 1 português em 4 vidas ) é gozarem com o povinho que batalha toda uma vida para ter o pão na mesa e que tem de pagar os seus impostos sempre a tempo e horas , senão vêm os juros , o tribunal , enfim...
O que um jogador da 1ª divisão ganha, dá para viver muito bem ( demais ) e ainda para investir num negócio que possa ser o seu futuro depois do futebol , isto se alguma vez tiver que deixar o futebol ( pois ainda pode vir a ser dirigente , adjunto, treinador ... ). Mas o que esta gente faz com o dinheiro que não paga de impostos , é comprar belos carros e isto já para não falar do que alguns gastam no "lado errado da noite". É claro que há excepções e gente com olho que aplica bem o seu dinheiro ( eu também o faria se não pagasse IRS sobre 40% do que ganho ).
Joguem mas é à bola e parem de gozar com a malta.