segunda-feira, dezembro 04, 2006

O chocolatinho (de leite)

Há várias formas de encarar as 8h pagas do dia.
Um contributo válido para a sociedade, uma tentativa de ser útil, a pura necessidade de pagar a renda ou uma forma de ocupar o tempo sem pesar na segurança social do país. Dentro destas expectativas, existem os detalhes que contribuem para que essas 8h sejam boas, más, assim-assim ou chove-não-molha. Os detalhes marcam a diferença. Adoro detalhes e ainda mais diferenças.
Janela virada para a serra, colegas simpáticos, salário, ar condicionado, café da Colômbia, pouca saloiada, etc são aspectos que marcam positiva ou negativamente o dia de trabalho. Mas há um detalhe que supera os restantes: o chocolatinho.
O chocolatinho, ou melhor a caixinha de chocolatinhos que cada funcionário recebe antes do Natal é O detalhe. Como diz o meu avôzinho: "o que é doce nunca amargou" e meus amigos, chocolate de leite é a terceira melhor coisa do mundo.
Estava eu a beber um belo café aguado, quando o Poncho me perguntou: "Também tinhas uma caixa de chocolates em cima da tua mesa?". Logo pela fresquinha isto despertou-me um "click". Convém referir que eu e o Poncho formamos 66,6% do departamento electrónico da minha empresa aqui na Suécia e que nunca passou pela cabeça do nosso chefe que não estivéssemos contentes com algo. Depois de eu apresentar a minha carta de demissão, a chefia percebeu a realidade e passou a paparicar o Poncho, para que ele não fizesse o mesmo. Ora, a única diferença entre mim e o Poncho é o facto de eu JÁ ter apresentado a carta de demissão. Ele fará o mesmo esta semana, mas como eles não sabem, ainda sacou a bela da caixinha.
Se fosse outra coisa....mas o chocolatinho é que me custa...
Comparado com esta afronta, tudo o resto parece insignificante. Meus amigos, esta é a razão pela qual se trabalha 1 ano inteiro! Chega Dezembro e com ele vem a caixinha. "Para o Poncho com desejos de um Feliz Natal", contava o bilhete devidamente assinado pelo chefe. Vazia, a minha secretária estava vazia!
Todas as semanas o meu chefe (que forma os restantes 33,3%) me sorri e continua a pedir ajuda e explicações técnicas para as funções que tem que desempenhar aqui na Saab. Eu sempre achei aquele sorriso forçado, mas nunca recusei qualquer ajuda. Faz parte do meu trabalho até ao último dia de contracto.
MAS...e este é um valente mas....se sou só funcionário para "dobrar a giga" e quando chega ao momento de enfardar chocolate, sou o "gajo que se vai embora", bom, aí estamos conversados. Em bom Português: "Hádem cá vir!!!!"
É que fico mesmo chateado (não sei se já tinha dito)....chocolate de leite, 1 quadradinho por cada dia do mês...ora isso no meu calendário são 31 bombons páááááá!!!!!
Enrolarem-me no salário, falta de visão estratégica, manifesta incompetência na liderança e coisas do género eu até já não me importava. Mas o chocolatinho pá?? 500 paus deve ter custado a caixa e eu ficava tão contente...o que é que lhes custava pá????
O Poncho é que foi esperto...enrola-os e ainda papa o chocolatinho...
Ele disse-me há pouco que precisava de perder 10Kg. Vou até à secretária dele ajudar um pouco. É Natal, sinto-me bondoso!

5 comentários:

Anónimo disse...

Não te rales com isso pá! Agora sais daí, compras 1 kg de chocolates e ofereces ao chefe. Vais ver que o estaladão em dedos é o melhor que lhe podes oferecer :)

Tiago Franco disse...

Mas é chocolate de leite :(((

:)

catarina disse...

Tiago, meu caro, só me dás desgostos.
como verdadeira apreciadora de chocolate, com o devido direito de expressar a minha opiniao (diz lá se conheces alguém que atinga as minhas médias chocolate/hora, ah?) tenho-te a dizer, com todo o respeito pelo dito cujo: chocolate branco NAO é chocolate.
70% cacau, homem. 70% cacau.

Sandrinha disse...

Vai lá e... ajuda o teu amigo!!
Tira para aí uns 10!!

Ajuda como deve ser!!

;o)

Inês disse...

Realmente.. que forretas! Vinga-te, passa pelo supermercado e compra muiitoooss chocolates!