quarta-feira, novembro 01, 2006

O Antímio

"Neve", disse ele.
"12 graus ontem e 0 graus hoje", disse ele.
"Ventos do Pólo Norte e coisa e tal", disse ele.
"Não se enganou o Antímio de Azevedo louro", digo eu.
Manhã escurinha e as janelas de casa a fazer "uuuuuuuuuu" com o vento. Agasalhado tentei abrir a porta do prédio para sair. Não consegui.
Com o pão na boca e a usar as duas mãos disse dois palavrões (o que com a boca cheia de pão e perto de um vidro não é a mais brilhante das ideias) e forcei a porta. Lá fora um mundo novo. Branco, muito branco e ventoso. Mas bonito.
Com um sorriso nos lábios deslizei rua abaixo ("deslizar" é o termo). Atrasado como manda a cartilha e a boa tradição familiar, tentei correr para não perder o eléctrico. Foi um belo momento.
Saltinho aqui, saltinho a ali e sempre aquela expectativa de ver qual dos pés fugia primeiro. Um verdadeiro bailado na tentativa de manter o rabo longe do gelo.
Já no comboio deixei-me embalar pela paisagem coberta de branco. É isto que para mim é verdadeiramente novo e ainda não me fartei :)
Na saída do "pouca-terra-pouca-terra" um novo momento circense. 50 da minha espécie a deslizarem com os pés em círculos, tentando chegar ao autocarro ao mesmo tempo que lutavam para manter os ossos nos devidos locais. Sair do comboio e caminhar sobre lava descalço teria sido um processo bem mais simples. Pela primeira vez desde que apanho estes transportes o autocarro não estava lá. Sempre que o comboio chega, o autocarro está lá quieto e bonitinho à nossa espera. Hoje o motorista resolveu tomar um pequeno almoço reforçado (quem sabe com o camarada Neo-Zelandês!) e depois do número de circo ficámos todos numa fila aguardando pacientemente a sua chegada. Fazia vento e nevava. O frio era mais do que muito (vá lá que não vim só de t-shirt...). Com um fraque e dispostos em círculo, estaríamos a filmar uma cena da "Marcha dos Pinguins" (um filme fantástico já que perguntam :)).
É o primeiro dia de neve pós-Verão aqui por estes lados (Sul) e confesso, agrada-me bastante. Uns sapatos com pregos, um bom casaco e não fica a faltar nada para apreciar a magnífica paisagem.
A chegada da neve marca um dia de decisões para mim. O próximo salto está definido e a escolha feita. "Estar feliz por estar contente" (como dizia o outro poeta) é o meu actual estado de espírito, mas quando volto a meter os pés na Terra, lembro-me das partes mais sensíveis e delicadas deste processo: comunicar que...
Deixar portas sempre abertas é o lema e mexer bem a cintura é o jogo. Sair a bem, entrar com um sorriso. "Nunca se sabe o dia de amanhã", diz a minha avózinha e com razão.
De qualquer forma está feito. Partes interessadas notificadas, apertos de mão e palmadinhas nas costas. Em Janeiro começo no logótipo (com acento) vermelho e a última pergunta aqui foi: "algum Português que conheças pode ocupar a tua posição?" (estou a ligar-te Rui!!!!)
A neve. Adoro dias de neve.

4 comentários:

catarina disse...

eu também adoro dias de neve:) e noites de neve:) e neve, simplesmente:)
por cá, ela já se instalou há mais tempo.
boa sorte com o logótipo da cor do demo:)

Sandrinha disse...

Sempre vais para o logotipo vermelho!!?

Boa Tiago, dá-lhe!

Anónimo disse...

Sempre foi a tua cor força tudo de bom para ti. Só espero que te sintas realizado e bastante feliz, como parece, um beijão do tamanho do mundo.
Ana

Tiago Franco disse...

Feliz sim, com medo também.
Novos desafios, novas dúvidas e a mesma vontade :)
(Um detalhe: até as paredes estão pintadas de vermelho...aposto que vou gostar do ambiente)
Beijinhos Mãe.
Obrigado também Catarina e Sandrinha :)