quarta-feira, outubro 04, 2006

Os "pan pipes"

Sou um compulsivo e intratável consumidor de música.
É para mim perfeitamente natural, chegar a casa carregado e sem colocar qualquer saco no chão (ou tirar os sapatos como manda o costume local), ligar o rádio ou o pc para seleccionar a música do momento.
E existe sempre uma música adequada a cada ocasião. Sempre. Se vou para a casa de banho, se me vou vestir, se estou a cozinhar, se estou a escrever,etc,etc...tudo, mas rigorosamente tudo tem que ter banda sonora à altura.
Em Portugal, todas as manhãs a caminho do trabalho ouvia o P.Ribeiro. Na Best, na Comercial, no RCP, não interessava. Continuo a achar que é o melhor locutor de rádio (pelo menos no período em que habitualmente ouvia rádio) e como tal era a minha "companhia" matinal. Teria ouvido a "Romântica" ou o "jogo da mala" na Renascença se ele o apresentasse. Durante os períodos publicitários, fazia "zapping radiofónico" a uma tal velocidade, que não chegava a ouvir nada. Óbviamente aqui não apanho a Comercial ou qualquer outra estação onde esteja o P.Ribeiro e sinceramente tenho pena. Por outro lado, também não apanho nenhuma onde esteja a Lamy, o Malato ou o Nilton (quem é que fez este gajo acreditar que tem piada?) e isso já não é tão mau.
Mas ao fim de 7 meses de rádio "polar", chego à conclusão que nós (portugueses), podemos estar na cauda da Europa em toda e qualquer estatística de crescimento económico, mas meus amigos, nas influências musicais e respectivo acompanhamento, estamos no primeiríssimo mundo.
Até ao momento só distingui dois tipos de emissão.
1 - A "orbital": que passa todo e qualquer "remix" do mais rasco possível. Daqueles tão maus, tão maus, que uma discoteca da beira interior com um sem número de Famel's e Zundapp's 77 na porta, se recusaria a passar.
2 - A "Nostalgia": que passa a malta dos 80's e 90's, com especial relevância para os Roxette (produto local), a Whitney Houston e o seu "One moment in time" e a Mariah Carey na sua fase saia-maior-do-que-o-cinto.
Ora, entre estas duas hipóteses, escolho sempre a "Nostalgia". É normal por isso, vaguear entre alces e vikings abanando o capacete, enquanto canto:
"There's a hero, if you look inside your heart...." ou "give me one moment in timeeeeeeee..."
Hoje um pequeno 25 de Abril aconteceu naquele carro. Não me esqueci da caixa de CD's em casa e pude dar algum descanso à malta do pop electrónico.
O boliviano, companheiro de viagem, disse-me que na terra dele a música "pan pipes" é tradicional. Confesso que esse tipo de música me faz lembrar sempre um elevador de um edifício de escritórios, mas tentei encontrar algo que fosse próximo.
O melhor que arranjei foi um álbum dos resistência. Claro que saltei as canções que o Tim canta, para não alterar aquele conceito "pan pipe".
A coisa funcionou, porque passados 20 minutos ele puxou de uma "almofada de piscina", que encheu com 3 sopros. Encostou-se e dormiu o resto de caminho. De imediato comecei a trocar CD's como quem troca berlindes. Uma música daqui, outra dali, ora canta esta, ora berra aquela. Não há zapping de rádio, tenho que o fazer com o CD. Clã, Jobim, Caetano e uma chegada triunfal com o Jeremy dos Pearl Jam.
Enquanto as ouço lembro-me sempre de alguém. A cada pessoa que me está "próxima" associo sempre um música. Não sei porquê.
Sai de forma natural e é mais um motivo de conforto enquanto me delicio com alguns temas.
Para descrever este actual estado de espírito, usarei uma frase imortalizada por um craque da bola, lá dos lados do Douro:
"Estou feliz por estar contente!"

7 comentários:

Anónimo disse...

Tens sempre a hipótese de ouvir a Comercial pela Internet... quanto aos CD's, parece que estás bem "abastecido" de boa música. Vai cravando ao pessoal de cá uns CDzitos mais recentes, há muita coisa boa a aparecer por cá... claro que nunca chegará à magnificiência de um pan pipe, mas isso... é outra história... :D

Bjins*

Anónimo disse...

isso Joaninha, há radios fantásticas na net, proponho liquid lounge da virgin, e todas as nossas portuguesitas, sendo a 3 mais completa porque toca um pouco em tudo e os programas a partir das 20 são nices...

dependendo do género, há sempre outra sugestões...

e sim!!!: music preset my mood!

Rosa disse...

Ai, Whitney Houston e Mariah Carey!! Acho que o meu carro se desintegrava! :)

Inês disse...

Whitney Houston, Roxette e Mariah Carey.. Há alturas em que o silêncio vale mesmo ouro :P

catarina disse...

ah, grande frase: "estou feliz porque estou contente", completíssimo e altamente expressivo, qual gramática qual quê, isto é pura alegria infantil:)
essa é de não tirar os sapatos é que enfim... lembra-me para nunca te convidar a vires a minha casa. (já dizia o Darwin: adapta-te ou morre. a primeira coisinha que faço quando entro em 4 paredes fechadas é por os presuntos de fora. de resto, eles sofrem de uma certa claustrofobia, e agradecem a liberdade).
quanto à música, partilhamos o mesmo vício incurável. e a mesma mania rádio-só-de-manhã-quando-estou-na-fila-de-trânsito. só por dizer que eu não sou fiel a um locutor: sou fiel a um programa, as manhãs da 3. se bem que todos os dias suspiro de saudades pelo meu Dioguinho Beja...

Ana disse...

Esqueceste-te do Rao Kyao ?

Tiago Franco disse...

Joaninha e Meh: Vou tentar a versão "net", muito obrigado pela dica:)

Rosa: a partir dos 120Km/h o meu carro desintegra-se, independentemente da musica :)

Martuxa: mto obrogado pelas tuas palavras. Aparece :)

Inês: O silencio p mim nunca vale ouro. Sou daquele tipo de pessoas que fica desconfortavel c o silencio...qq coisa, qq coisa mesmo serve nessas alturas :)

Catarina: se eu aparecesse aí em Umea, verias como o prejuizo seria menor com os chanatos calcados :)

Ana: O Rao Kyao e a sua flauta encantanda seria um mimo, perante a Cindy Lauper ou Kenny Rogers que de vez em quando tenho que gramar :)