quinta-feira, outubro 05, 2006

O teatro

Nós homens somos uns seres, no mínimo estranhos, para não dizer limitados.
Quando nos aproximamos uns dos outros, não levantamos a perna junto a uma árvore, não nos cheiramos ou lambemos, mas temos os nossos rituais.
A forma mais fácil para uma primeira abordagem, é o clássico tema da bola, dos carros, dos copos ou quem sabe de uma outra loura, se o nivel de "sou-o-maior-lá-da-rua" de um dos "aproximantes" for elevado.
Este ritual não se restringe à tasca do Xico em Cuba do Alentejo ou às oficinas da Lisnave em Cacilhas. Acontece à escala planetária.
Enquanto escrevo, está um chinês do outro lado do mundo a dizer: "Então e o nosso Bê-Fica-san?". É um fenómeno global.
Assim sendo, quando percebem que não sou sueco (o que não é facil porque ao longe pareço o Bnorj Borg, mas mais alto) usam uma destas aproximações clássicas. Carros, por serem o tema de trabalho, não têm tanta piada e poupa-me a algumas vergonhas que passei no meu antigo emprego. Lembro-me do primeiro colega com quem trabalhei (na 1a semana) que me bombardeava com perguntas do modelo x1, v2, z4 ou y7, julgando-me também um aficionado (como 90% das pessoas que trabalham com carros), mas infelizmente (para ele) eu não era um companheiro à altura. Nunca liguei a carros e depois de trabalhar nesse ramo, ainda lhes ligo menos. Lembro-me do "carinho" com que me mostrou as suas fotografias do carro nos pastéis de belém. Eu achei estranho alguém ir aos pasteis com o carro, mas se calhar além do sumol e galão, também servem 1/4 de oleo fresco para acompanhar. Adiante.
O tema dos copos também não é o ideal porque como apanham bebedeiras monstruosas ao fim-de-semana, durante o resto do tempo convém esquecer as figuras tristes. Mulheres...bom, mulheres não porque aqui ainda não desenvolveram o assobio ao ponto de o lançarem do 4ö andar de um andaime, acompanhado da devida legenda de caractér gustativo.
Ora isto quer dizer que sobra a bola. A clássica bola. Para eles a coisa é simples. Internamente pouco mais há do que amadores com boa vontade, pelo que seguem com especial afinco o que alguns compatriotas fazem no estrangeiro. O mesmo é dizer que passam os jogos dessas equipas. O herói nacional do momento chama-se Zlatan Ibrahimovic (e que por acaso é descendente de croatas) e joga na mesma equipa do Figo, que por sua vez é casado com uma sueca (do norte! Essas diferenças também existem por aqui....).
Quando entre eles dizem: "Epá, aquele gajo afinal não é o Bjorn Borg!!" e percebem que sou português, recorrem aos cérebros tripartidos (1 parte bola, 1 parte copos e 1 parte de reserva) e retiram do espaço "bola" a recorrente piada: "Olha lá, os jogadores portugueses fazem todos escola no teatro??"
"Ahahahahahahaha", bradam as hordas Vikings. Da primeira vez ouvi e sorri, da segunda só mostrei 3 dentes, a partir da terceira já fechei mais a boca e abri mais os olhos (sempre na hora de almoço que é quando se pode dicutir :)). Desenhei bandeiras portuguesas onde eles metem suecas (o que é praticamente em todo lado...ó que raio de fascínio pelo trapo), imprimi uma imagem bem grande do Obikwelu a vencer um sueco ao sprint e de vez em quando chateio-os com o facto do herói nacional nem ser um "blablaSSON" qualquer. Resultou. Acabaram-se as piadinhas.
Agora quando abordam o meu país perguntam coisas na vertente turística. Que sitio aconselho, se é caro, como são as praias, que cidades são mais interessantes e por aí fora. Não tarda, recorrendo um pouco ao espírito judeu, estou a montar um negócio de nome "Viking and Son" e a alugar apartamento em Lisboa, para as férias de verão desta malta. O que para o clima a que estão habituados seria todo o ano, tomando Portugal como referência.
Huuuuum....agora que penso nisso....

2 comentários:

catarina disse...

ahhhhhhh... a mim só me perguntam: "entao, mas... toda a gente em Portugal é como tu?"...
eu respondo que sim, claro. assim como assim, uma boa parte deles nunca vai ter hipótese de saber se eu estou a mentir ou nao:)
de resto, nao sei se já reparaste, mas se o Zlatan nao tem um nome a acabar em SSON, o Obikwelu também nao usa bigode........

Tiago Franco disse...

Mas eles n sabem :)