terça-feira, julho 11, 2006

Imprensa do dia comentada

1 - " Um português consome 5000 kilowatts de energia por ano. Se viver 80 anos consumirá, no total, 400 megawatts. O que é equivalente, em termos de consumo de matérias-primas, a 125 toneladas de carvão - e 250 toneladas de CO2 como resíduos. No caso da energia nuclear, consumirá um quilo de urânio enriquecido - o que corresponde a um quilo de resíduos, sendo que apenas 50 gramas serão radioactivos. Este foi um dos argumentos ontem avançados, num almoço/debate promovido pelo CDS, desta vez em defesa do "sim" ao nuclear em Portugal. Uma energia "segura, competitiva e limpa"
Pedro Sampaio Nunes, vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado da Ciência e Inovação

Quando Portas era o líder do CDS, lembro-me de o ver de calculadora na mão a "distribuir" os 116 milhões de derrapagem da expo98, pelos pensionistas. Já no governo, pareceu não estar tão preocupado com os "velhinhos" que tantos votos lhe deram e entre outras pérolas, promoveu propositadamente mais de 30 oficiais do exécito, até chegar hierárquicamente a vez de um que especialmente pretendia no ministério da defesa. Com a mesma calculadora podia ver quanto isso custou ao estado...
Já sem Portas, o CDS afina pelo mesmo diapasão e de calculadora na mão continua a especular.
Pergunto-me se esta gente terá estado no Governo? Parece que não... as ideias, vontades e convicções são algo recente no Largo do Caldas.


2 - "O poder político tem medo, quem manda no País é a [associação ambientalista] Quercus".
o mesmo Sampaio Nunes, sobre os obstáculos criados ao nuclear em Portugal

Sim, qualquer pessoa percebe isso...basta olhar para a costa Algarvia.


3 - " Dois dirigentes do PCP foram constituídos arguidos pelo Ministério Público por "manifestação ilegal", anunciou ontem o PCP. Paula Henriques e Luís Cardoso, membros do Comité Central, foram contactados pelo DIAP na quinta-feira passada. A notícia provocou enorme agitação na reunião do Comité Central que decorreu no passado fim-de-semana.Segundo fonte do DIAP, o motivo do processo estaria relacionado com o "desrespeito pela distância mínima de segurança" exigida para manifestações."
in DN

Afinal, parece que os tribunais não estão assim tão sobrecarregados...


4 - "o fracasso de África hoje será o desastre da Europa amanhã"
Nicolas Sarkozy, na Cimeira Euro-Africana sobre Migrações e Desenvolvimento

Até parece que a Europa dos colonizadores não contribuiu em nada para a "África de hoje"


5 - "Um avião russo despenhou-se na madrugada de domingo na Sibéria (Irkoutsk). Pelo menos 120 pessoas morreram e cinquenta sobreviveram à queda.
O acidente deu-se quando o avião saiu da pista no momento da aterragem e bateu num muro de betão, o que provocou o incêndio do aparelho. As equipas de bombeiros demoraram mais de duas horas a extinguir o incêndio. "

in Diário Digital

Em que condições voam estas companhias e operam estes aeroportos? Mais de duas horas para extinguir o incêndio? Onde estavam os bombeiros?? Em kamtchaka???

6 - "Um representante da guerrilha chechena advertiu o Governo russo de que a «presumível morte» do seu principal chefe militar, Chamil Bassaiev, anunciada esta segunda-feira por Moscovo, não resolverá o conflito armado na república separatista da Chechénia.
«Enquanto o povo checheno continuar a existir e até que a Rússia e a Chechénia não estabeleçam relações mutuamente aceitáveis não haverá paz viável e duradoura», disse à rádio Eco de Moscovo o representante da guerrilha na Europa, Ahmed Zakayev.
O director do Serviço Federal de Segurança russo (FSB, antigo KGB), Nikolai Patrushev, informou hoje o Presidente Vladimir Putin de que o «terrorista número um da Rússia», Bassaiev, teria sido morto numa operação dos serviços secretos na república da Ingúchia, vizinha da Chechénia.
No entanto, ao contrário do que aconteceu com os «presidentes» rebeldes eliminados no passado, Aslan Maskhadov e Abdul Khalim Saidullaiev, o corpo de Bassaiev, de 41 anos, adepto da linha mais dura entre os separatistas chechenos, ainda não foi mostrado pela televisão.
«É um castigo merecido para esses bandidos, em nome das nossas crianças de Beslan, de Budennovsk, por todos os atentados que cometeram em Moscovo e noutras regiões da Rússia, como na Ingúchia e na Chechénia», comentou Putin.
Também o primeiro-ministro checheno pró-russo, Ramzan Kadyrov, considerou a morte de Bassaiev «uma grande alegria para toda a nação chechena e para a Rússia, porque esse homem estava coberto de sangue».
«Estamos reconhecidos àqueles que mataram Bassaiev, mas ele era meu inimigo de sangue, tinha prometido liquidá-lo, lamento não o ter podido fazer», acrescentou Kadyrov. "

in Diário Digital

Há coisas que se pensam e não se dizem, principalmente quando o povo nos ouve e nos sentamos num "barril de pólvora".

7 - "O braço iraquiano da al-Qaeda divulgou segunda-feira um vídeo mostrando os corpos mutilados de dois soldados americanos que tinham sido raptados em Junho, uma «vingança» pela violação de uma jovem iraquiana a sul da Bagdad."
in Diário Digital

Sempre que vejo notícias sobre o Iraque, lembro-me do W.Bush, esse "iluminado", a dizer em 2004 na Casa Branca: "It's over!!"

8 - Confrontado com as críticas de que C. Ronaldo tem sido alvo em Inglaterra, Alberto João Jardim foi directo: “O Cristiano Ronaldo lá sabe da sua vida, mas o conselho que neste momento lhe daria é que os mandasse todos para aquele sítio !”
in Record

Um porco, mesmo vivendo num palácio, nunca deixará de comer trufas...

Sem comentários: