sábado, março 14, 2015

O jogo do título é hoje



Depois da oportunidade perdida em Pacos de Ferreira, onde o título deveria ter ficado decidido, joga-se hoje, na Catedral, o segundo Match Point deste campeonato. Vencendo o Braga, o Benfica será campeão. Se não vencer, o título irá para o Porto. As contas são simples.
Bem sei que Jesus perdeu um campeonato contra o Estoril e outro contra o Pedro Proenca, contudo, não vejo outra equipa com capacidade de tirar pontos ao Benfica até ao jogo contra o fóculporto. Nota-se a tremideira em Jesus. Cheira a Vitor Pereira por todo o lado e a campanha feita nos meios de comunicacão comeca a dar frutos. Gente respeitavel como Sousa Tavares ou Miguel Guedes, alteram a realidade semanalmente tentando pressionar árbitros. Jesus falha mais do que acerta, todos sabemos isto mas não o dizemos em voz alta. Lopetegui com um plantel muito melhor andou metade da época a fazer experiências e isso, parece-me, valeu a um Benfica mais pragmático a lideranca isolada desde a 5a jornada. Desde que o basco acertou nos 11 que qualquer miudo de 12 anos adivinhava desde Agosto, a coisa mudou de figura. O fóculporto joga bem e convence. E não tenho dúvidas de que vencerá na Luz, se tiver hipótese de passar para a frente nesse jogo. E é por isso, depois de Pacos de Ferreira, que hoje frente ao Braga, Jesus não pode falhar. Esta é a esperanca de todos os portistas para chegarem à Catedral com algumas hipóteses.
Pode Sérgio Conceicão fazer o número de virgem ofendida e dar murros na mesa, sempre que quiser. A realidade é a mesma há anos. O porto oferece jogadores e prémios. O braga facilita contra eles e espuma contra nós. Num jogo em que decidia o terceiro lugar e o acesso à liga dos campeões, pareciam uns meninos de coro. No de hoje, que nada decide para eles (já perderam o terceiro lugar), triplicam os prémios dos jogadores.
Mas tudo bem. Não há aqui nada de novo. O porto não joga um campeonato com mais de 4 ou 5 adversários há 30 anos. E tudo isto tem que passar ao lado dos nossos jogadores.
Hoje, quando entrarem num estádio completamente esgotado, Jonas, Lima e os outros, terão que comer a relva e cilindrar o braga. Não são apenas 3 pontos. É uma mensagem que se envia, para que todos percebam que ali ninguém treme. E depois acabou, as esperancas do plantel mais caro da história ficarão por terra e Pinto da Costa, com uma dívida colossal, perderá metade da equipa no verão.
Eles apostaram as fichas todas na roleta e a nossa missão, com o bi-campeonato, não é apenas encher o museu, mas também garantir que o nosso adversário comeca o seu percurso descendente.
Não, decididamente hoje não se jogam apenas os 3 pontos. Eu, como benfiquista que não recebe 4 milhões para estimular a paixão, o que peco ao Rod Stewart da Reboleira é que não invente, não se encolha e que saiba motivar os jogadores. Eles tratarão do resto.

Sem comentários: